Sistema cardiovascular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Cardiovascular

O sistema cardiovascular ou circulatório é uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo. Dentro desses tubos circula o sangue, impulsionado pelas contrações rítmicas do coração.

Funções do sistema cardiovascular: O sistema circulatório permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência:

•transporte de gases:  os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
• transporte de nutrientes: no tubo digestivo, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidosdo corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.
• transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção, é feito pelo sangue.
• transporte de hormônios: hormônios sãosubstâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.
• intercâmbio de materiais: algumas substâncias sãoproduzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.
• transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperaturaadequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado.
• distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.
• coagulação sangüínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função nacoagulação sangüínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sanguineo.
CORAÇÀO: O sistema cardiovascular inclui o coração, que funciona como uma bomba propulsora para o sangue, e os vasos sangüíneos, que transportam o sangue através do corpo. O sistema cardiovascular é um sistema circular fechado. Contido no coração eno interior dos numerosos vasos, o sangue percorre ininterruptamente um trajeto circular do coração às artérias, depois para os capilares, e em seguida para as veias, de onde retorna ao coração. Normalmente, o sangue não deixa este sistema, embora uma porção líquida deste sangue atrevesse as paredes dos capilares para se juntar ao líquido entre as células que constituem os tecidos.
POSIÇÃO DOCORAÇÃO: O coração adulto é um órgão em forma de cone com o tamanho aproximado de uma mão fechada, e se localiza entre os pulmões, num espaço chamado mediastino, onde se situa obliquamente.

ANATOMIA DO CORAÇÃO: Para funcionar como uma bomba (de sangue), o coração deve apresentar câmaras de entrada e saída, valvas para direcionar o fluxo sangüíneo através destas câmaras e vasos para conduzirem osangue do coração e para o coração. Vários vasos sangüíneos de grande calibre entram ou saem do coração pela sua base e margem superior. Veia cava superior e veia cava inferior: trazem o sangue venoso do corpo para o átrio direito.
Artéria troncopulmonar direita e esquerda: levam o sangue do ventrículo direito para os pulmões. Veias pulmonares: duas direitas e duas esquerdas; trazem o sangue do...
tracking img