Sistema cardiovascular e nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Curso: Farmácia
Disciplina: Anatomia Humana (Complemento)

SISTEMA CARDIOVASCULAR
SISTEMA NERVOSO

Cuité
2011
-------------------------------------------------
SISTEMA CARDIOVASCULAR
-------------------------------------------------
(Sistema Circulatório)

1. CONCEITO
A função básica do sistema circulatório é a de levar materialnutritivo e oxigênio às células. Além desta função primordial, o sangue circulante transporta também os produtos residuais do metabolismo celular, desde os locais onde foram produzidos até os órgãos encarregados de eliminá-los. O sangue possui ainda células especializadas na defesa orgânica contra substâncias estranhas e microrganismos.
O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação como meio exterior, e é formado por tubos (vasos), no interior dos quais circulam humores (sangue e linfa). Os humores circulam através dos vasos, devido à atividade de um órgão central que funciona como uma bomba contrátil-propulsora – o coração. As trocas entre o sangue e os tecidos vão ocorrer em extensas redes de vasos de calibre reduzido e de paredes muito finas – os capilares. Certoscomponentes do sangue e da linfa são células produzidas pelo organismo nos chamados órgãos hemopoiéticos, os quais são incluídos no estudo do sistema circulatório.

2. DIVISÃO
O sistema circulatório está assim constituído:
* Sistema sanguífero, cujos componentes são os vasos condutores do sangue (artérias, veias e capilares) e o coração (o qual pode ser considerado como um vaso modificado);
*Sistema linfático, formado pelos vasos condutores da linfa (capilares linfáticos, vasos linfáticos e troncos linfáticos) e por órgãos linfoides (linfonodos e tonsilas);
* Órgãos hemopoiéticos, representados pela medula óssea e pelos órgãos linfóides (baço e timo).
3. CORAÇÃO
É um órgão muscular, oco, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. O tecido muscular que forma o coração échamado tecido muscular estriado cardíaco, e é divido em três camadas: miocárdio - que constitui sua camada média; endocárdio – camada que forra internamente o miocárdio; epicárdio – camada externa ao miocárdio. A cavidade do coração é subdividida em quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos). Entre átrios e ventrículos existem orifícios com dispositivos orientadores da corrente sanguínea – asvalvas.
3.1 – Forma
O coração tem a forma aproximada de um cone truncado, apresentando uma base, um ápice e faces (esternocostal, diafragmática e pulmonar).
3.2 – Situação
O coração fica situado na cavidade torácica, atrás do esterno, acima do músculo diafragma sobre o qual repousa no espaço compreendido entre os dois sacos pleurais (mediastino). Sua maior porção se encontra à esquerda doplano mediano. O coração fica disposto obliquamente, de tal forma que a base é medial e o ápice lateral.
3.3 – Morfologia interna
A cavidade cardíaca apresenta septos, subdividindo-a em quatro câmaras. O septo horizontal (septo átrio-ventricular) divide o coração em duas porções, superior e inferior. A porção superior apresenta um septo sagital (septo inter-atrial) que divide em duas câmaras:átrios direito e esquerdo. Cada átrio possui um apêndice chamado aurícula.
A porção inferior apresenta também um septo sagital (septo inter-ventricular), que a divide em duas câmaras: ventrículos direito e esquerdo. O septo átrio ventricular possui dois orifícios – óstios átrio-ventriculares direito e esquerdo, possibilitando a comunicação átrio-ventrículo.
Os óstios átrio-ventriculares sãoprovidos de dispositivos que permitem a passagem do sangue somente do átrio para o ventrículo: são as valvas átrio-ventriculares. A valva é formada por uma lâmina descontínua, apresentando subdivisões, as quais recebem o nome de válvulas ou cúspides. A valva átrio-ventricular direita possui três válvulas (valva tricúspide) e a esquerda apresenta duas válvulas (valva mitral).
3.4 - Vasos da base...
tracking img