Sistema articular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto







IREMAR FERREIRA AMORIM – R.A. 1101013

















TRABALHO DE CONHECIMENTO SOBRE O CORPO HUMAMO





Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina, Conhecimento sobre o Corpo Humano, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrada pelo professor Rodrigo de França











TAGUATINGA2013








Descrição da atividade
Com base nos estudos das Unidades 1 e 2, que trataram dos principais conceitos em Anatomia e do aparelho locomotor, responda:

1) Qual é a diferença entre Cinemática e Cinética?
Cinética estuda os movimentos sem se preocupar com as suas causas e Cinética é o ramo da dinâmica que trata dos efeitos das forças sobre os movimentos doscorpos materiais. A energia cinética é a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo.
2) O que é Cadeia Cinemática Articular?
São movimentos realizados em cadeia cinemática fechada e simultâneos de todas as articulações da extremidade e que requerem atividade muscular coordenada para controlar todos os segmentos do membro. Também resultam em compressão das superfíciesarticulares, o que facilita a coativação muscular e, por isso, melhora a estabilidade articular.
3) O que é Cadeia Cinemática Muscular?
São movimentos realizados em cadeia cinemática fechada que requerem atividade muscular coordenada para controlar todos os segmentos do membro. São nessas atividades, de cadeia fechada, que são executadas as contrações pseudo-isométricas ou ecocêntricas. Tal açãomuscular é caracterizada quando um mesmo músculo contrai de duas maneiras, (concêntrica e excentricamente), em extremidades opostas. O agachamento é um exemplo de exercício de cadeia cinemática fechada. Na sua fase excêntrica há uma co-contração do quadríceps femoral e dos isquiostibiais. O quadríceps se contrai para contrapor o torque de flexão existente no joelho e os isquiostibiais, secontraem para contrapor o torque de flexão no quadril. Como resultado, um músculo biarticular( isquiostibiais), pode contrair concentricamente em uma articulação e exentricamente em outra.
4) O que é um movimento realizado em cadeia aberta? E o realizado em cadeia fechada?
Um movimento em cadeia fechada é definido como aquele que ocorre quando o segmento distal de uma extremidade move-se livremente noespaço, resultando no movimento isolado de uma articulação (ex: a perna se movimentando na fase de balanço da marcha, o ato de chutar uma bola,o aceno de mão ou o ato de levar um copo a boca para beber água). Já no movimento em cadeia fechada é definido como aquele nas quais as articulações terminais encontram resistência externa considerável a qual impede ou restringe sua movimentação livre.(ex: flexão de flexão de braço, a utilização dos braços para se levantar de uma cadeira, o apoio dos membros superiores durante a a marcha com muletas).
5) Como definir força? O que é o torque?
Força é qualquer causa capaz de produzir ou acelerar movimentos, oferecer resistência aos deslocamentos ou deformar os corpos.
Torque É definido a partir da componente perpendicular ao eixo de rotaçãoda força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo ou ponto central conhecido como ponto pivô ou ponto de rotação.
6) Quais são as três alavancas existentes?
INTERFIXA: quando o Ponto de Apoio está entre a Força Potente e a Força Resistente;
INTER-RESISTENTE: quando a Força Resistente está entre a Força Potente e oPonto de Apoio;
INTERPOTENTE: quando a Força Potente está entre a Força Resistente e o Ponto de Apoio.


7) Em relação ao grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do ombro, e qual é o tipo dessa articulação? Quais são as articulações que compõem o complexo articular da cintura escapular? Quais são os motores principais dos movimentos do ombro, levando-se em conta as...