Sistem erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO:
DO MRP AOS SCM APPLICATIONS

Resumo
O aumento da competitividade entre as empresas aliado ao avanço da tecnologia de informação tem modificado significativamente a maneira de administrar a produção. O presente trabalho tem como objetivo analisar, conceituar e criticar as técnicas de administração da produção frente a este novo cenário. Até as décadas de70 e 80, técnicas como o MRP e MRP II buscavam a automação da administração da manufatura. Na década de 90, os Sistemas Integrados de Gestão Empresariais (ERP) passaram a integrar os principais processos da empresa em um modelo de negócios comum, incluindo a administração da produção. Recentemente os sistemas para a Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) ampliaram o escopo da administração daprodução, não mais limitado a uma só empresa. Estes sistemas visam otimizar o fluxo de materiais e de informações ao longo de toda a cadeia de suprimentos, procurando assim oferecer uma vantagem competitiva as suas empresas participantes.
Palavras-chaves: Administração da produção, MRP, ERP, SCM.

1. Introdução
As profundas mudanças ocorridas no competitivo ambiente industrial nos últimos anos têmafetado significativamente a tarefa de gerenciar a produção em todo o mundo industrializado O aumento da competitividade neste ambiente tem sido caracterizado, principalmente, pela diminuição dos ciclos de vida dos produtos e pelo aumento na diversificação dos mesmos, impulsionados pelo uso, cada vez mais intenso, do computador no ambiente industrial. Este novo cenário tem forçado areconfiguração dos sistemas operacionais produtivos, constituindo assim, uma exigência de uma nova lógica produtiva. Essa nova lógica imposta pelo desenvolvimento da tecnologia e pelo ajustamento de uma nova ordem econômica dos mercados internacionais altera os tradicionais conceitos de produtos e processos,. De acordo com Severiano (1998), no âmbito desse processo de reconfiguração, surgem os chamados sistemasavançados de administração da produção, alicerçados nos imperativos tecnológicos de produtividade, flexibilidade e qualidade, e fundamentados nos conceitos assumidos pela automação e pela robótica. Nesse aspecto, os modelos japoneses de organização e administração de sistemas produtivos constituem o primado das modernas configurações, inspirando versões e adaptações em todo o mundoindustrializado.
Ainda de acordo com Severiano (1998), o projeto desses novos sistemas operacionais incorpora tendências reativas e flexíveis com estruturas de produção integradas às demandas do mercado e tecnicamente orientadas à redução de custos. Verifica-se que os objetivos desses novos sistemas podem ser apresentados em termos da sincronia do fluxo produtivo, da eliminação de desperdícios, da redução dosestoques intermediários e finais, da diminuição dos tempos improdutivos, do melhoramento da qualidade dos produtos, da integração das atividades organizacionais, da otimização das atividades de seqüenciamento, dentre outros.
Nesse contexto, este artigo tem como relatar e analisar as técnicas tradicionais e atuais de administração da produção através da evolução gradual das mesmas nas últimasdécadas. Busca-se com isso uma maior compreensão da importância dessas técnicas para as estratégias das empresas e para suas cadeias de suprimentos. Para tal, o artigo apresenta inicialmente a evolução das técnicas e dos sistemas de administração da produção, desde os primeiros sistemas designados para o gerenciamento de inventários sujeitos a demandas dependentes, os MRP e MRP II, até os recentessistemas de auxílio ao da cadeia de produção, os Supply Chain Management (SCM) Applications. Em seguida são descritos e analisados os principais conceitos e técnicas envolvidos no Planejamento e Controle da Produção (PCP), nos chamados Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning - ERP), e nos sistemas de SCM. Finalmente têm-se as considerações finais do trabalho.
2....
tracking img