Sismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISMO DE 1980 NA ILHA TERCEIRA

O sismo ocorreu pelas 15:42 do dia 1 de Janeiro de 1980, e teve magnitude 7,2 na escala de Richter e intensidades IX na escala de Mercalli na Terceira e VIII noTopo e em Santo Antão em S. Jorge. A profundidade hipocentral estimada foi de 10 km e o epicentro situou-se no mar, cerca de 35 km a SSW de Angra do Heroísmo. Foi perceptível durante 20 segundos numraio de 120 quilómetros e produziu mais de 300 réplicas em três meses.
Faz hoje 32 anos que um forte sismo abalou as ilhas do grupo central dos Açores.
OS DANOS
Em consequência, na ilha Terceiracausou a destruição de 80% dos edifícios na cidade de Angra do Heroísmo, assim como extensos danos na vila de São Sebastião e nas freguesias do Oeste e Noroeste da ilha (em especial nas Doze Ribeiras); naGraciosa, danos nas freguesias do Carapacho e na Luz; e na ilha de São Jorge, danos nas freguesias de Vila do Topo e de Santo Antão.
Foram registadas 71 vítimas fatais (51 na Terceira e 20 em SãoJorge) e mais de 400 feridos.
No total, ficaram danificados mais de 15 500 edifícios, causando cerca de 15 000 desalojados.

OS TESTEMUNHOS
-"Lembro-me que andava de bicicleta no quintal da minhacasa e a determinada altura fiquei sem perceber o que se passava, a bicicleta não respondia aos meus comandos e quase tudo em meu redor caía como se de peças de dominó se tratasse, como foi o caso do“asilo das meninas”, conhecido por Irmandade de Nossa Senhora do Livramento. Na altura a inocência típica dos meus cinco anitos não permitiu que eu reflectisse sobre quantas crianças teriam ficadodebaixo dos escombros. Confesso que ainda hoje não sei… e para ser sincero prefiro não saber".
-"Em Angra tudo foi abaixo. Havia rachas no chão. Vim a descobrir que a minha casa, pequena e antiga, foraabaixo. O telhado tinha caído e não se conseguia abrir a porta. Se tivesse lá ficado talvez não estivesse viva hoje Nos dias seguintes, não conseguia dormir. Lembro-me que quando se davam as réplicas...
tracking img