Sisal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISAL
No embalo da seca, da caatinga, da paisagem árida, do chão rachado, cheio de fendas, entre os espinhos, nós lhe ajudaremos a entender o que é o trabalho infantil naextração da fibra do sisal. Onde crianças que podiam estar em uma escola, aprendendo, brincando, se divertindo, estão ali retirando aquela esbranquiçada fibra , com a cor dapaz, mas que na realidade traz um enorme sofrimento a esta pobre população, de Valente, no estado da Bahia.

Ganhando apenas R$ 6,00 por semana e trabalhando de sol a solpara conseguir extrair de um mísero pe de sisal o equivalente a 5% da planta, que corresponde a fibra, a tão sonhada fibra, que sustenta esse povo nordestino depois de umlongo dia de trabalho.

Valendo aproximadamente R$ 32,00 o quilo, quando bem limpinho, sem resíduos verdes das folhas, e ainda tendo que ser repartido entre várias pessoase famílias. A fibra do sisal é barata em comparação ao custo de vida dessas crianças.

Um pé de sisal leva de 3 à 5 anos para poder ser utilizado e depois outro ano parasoltar novos brotos no lugar das folhas que foram cortadas.

O sisal que é tão adorado pelos nordestinos, tem uma vida útil de uns 5 anos. Quando a flecha cresce, é sinalde que o pé de sisal quer se aposentar.

As fibras que não foram selecionadas, as “buchas”, servem para fazer cordas. E os resíduos que saem do outro lado das batedeiras,máquinas que separam os fios, soltam um pó esbranquiçado, que na maioria das vezes provoca uma imensa alergia em adultos e crianças. Essas fibras não selecionadas tambémservem de ração para os animais.

Ao lado da casa extremamente pobre, fica o varal, onde o sisal é posto para secar.

E O TRABALHO INFANTIL, SERÁ QUE UM DIA VAI ACABAR?
tracking img