Sintese interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia
patricia dos reis soares

educação da criança de 0 a 5 anos, ludicidade e educação, organização e didática na educação infantil, ensino da linguagem oral e escrita, ensino e alfabetização.

Cáceres
2012

patricia dos reis soares

educação da criança de 0 a 5 anos, ludicidade e educação, organização e didática na educação infantil, ensinoda linguagem oral e escrita, ensino e alfabetização.

Trabalho apresentado ao Curso em Licenciatura em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação da Criança de 0 a 5 Anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita, Ensino e Alfabetização.
Profs.: Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini,Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas, Raquel Franco.
Tutora eletrônica: Doryane Weber Pinto.
Tutora de sala: Zenaide Silva.

Cáceres
2012

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo compreender a organização do espaço educativo presente na Educação Infantil.
Construir conhecimentos cientificos necessários a atuação do professor na Educação Infantil.
Fazer a interdisciplinaridade dosconteúdos presentes no eixo Organização do espaço educativo na Educação Infantil, a fim de efetivar sua práxis , ou seja, sua prática.
Fundamentar sua prática docente, isto é, como tambem materializar a teoria, referindo-se ao processo de ensino-aprendizagem.
Mostrar ao professor que cada vez mais deveremos nos esforçar , ser competente para nossa atuação como Pedagogo, no ensino-aprendizagem enão somente na Educação Infantil, mas, como também, no ensino fundamental.

A concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás. É importante salientar que a visão que se tem da criança é algo historicamente construído, por isso é que se pode perceber os grandes contrastes em relação ao sentimento de infância no decorrer dos tempos. O que hoje pode parecer uma aberração,como a indiferença destinada à criança pequena, há séculos atrás era algo absolutamente normal. A humanidade nem sempre viu a criança como um ser em particular, e por muito tempo a tratou como um adulto em miniatura. Dentro de uma mesma cidade existem diversas concepções sobre infância.
A concepção da infância vem sendo construida ao longo dos tempos e de acordo com a organização de cadasociedade. Cuidar e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância. Cuidar e educar, de acordo com as novas diretrizes, devem caminhar juntos.
A ação conjunta dos educadores e demais membros da equipe da instituição é essencial paragarantir que o cuidar e o educar aconteçam de forma integrada. Essa atitude deve ser contemplada desde o planejamento educacional até a realização das atividades em si.
Na educação infantil o “cuidar” é parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que exploram a dimensão pedagógica. Cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração devários campos de conhecimento e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Cuidar, significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades.
Educar é de suma importância que as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de cuidar e educar, não mais diferenciando, nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com crianças pequenas ou àquelesque trabalham com as da mais idade. O processo educativo é realizado de várias formas: na família, na rua, nos grupos sociais e, também, na instituição. Educar, nessa primeira etapa da vida, não pode ser confundido com cuidar, ainda que crianças (especialmente as de zero a 3 anos) necessitem de cuidados elementares para garantia da própria sobrevivência. O que deve permear a discussão não são os...
tracking img