Sintese do texto de ardem sobre revolução cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica de Brasília
Curso: Física
Disciplina: Fundamentos do Ensino da Física
Professora: Sandra Hunsche
Aluno: Igor Dantas Campos
Matrícula: UC 13100284
Atividade: Síntese dotexto Revoluções Científica e Ciência Normal na Sala de Aula

Primeiramente o autor nos apresenta as ideias de Thomas S. Kuhn (1922-1996) e em seguida ele transporta o raciocínio de Kuhn para sala deaula fazendo uma breve analise.
Para Thomas Kuhn, uma ciência com base sólida e bem estabelecida (chamada pelo autor de ciência madura) passa por sucessões de períodos de ciência normal e revoluçõescientíficas.
Ciência normal
Ciência normal

Revolução ciêntifica
Revolução ciêntifica
Crise
Crise

Nova revolução
Nova revolução
Nova ciência normal
Nova ciência normal

Nova crise
Novacrise

Embora o autor fale sobre ciência ele não menciona o que é necessário para uma área do conhecimento humano se tornar uma ciência, mas deixa subentendido que necessariamente a ciência deveter paradigmas.
No texto original de Kuhn, Arden Zylbersztajn esclarece que a palavra paradigma foi usada com mais de um sentido e que neste trabalho por se tratar de uma sinteze não seria convenienteescrever sobre as implicaçações de tal problema.
Mesmo diante do problema da ambiguidade da palavra paradigma no texo original, Zylbersztajn avança na questão e esclarece que individualmente oscientistas desvolvem modos diferentes de ver um fenômeno pelo simples fato de pertencerem a comunidades diferentes. A razão disso é que a aprendizagem se dá de uma forma tácita e não através de regrasexplícitas. Então somente se utilizando do evolucinonismo é que se pode conhecer o paradigma darwiniano ou se fazendo química a maneira de Antoine Lavoisier é que se pode conhecer inteiramente oparadigma da Conservação das massas.
A ciência normal é um período de estabilidade no qual os cientistas resolvem os problemas se utilizando do paradigma vigente. Ao longo da utilização do paradigma irá...
tracking img