sintese do Iodoforme

632 palavras 3 páginas
1. INTRODUÇÃO

O iodofórmio (CHI3) é uma substância que foi usada como antisséptico nos hospitais (ainda é usada em áreas como a otorrinolaringologia), e ainda é importante na odontologia (especialmente na endodontia). Apresenta-se sob a forma de cristais amarelos e brilhantes. Tem pouca solubilidade em água, relativamente solúvel ao álcool, muito solúvel em óleo de oliva e éter.
É equivalente ao clorofórmio, mas com átomos de iodo. Também é usada em sínteses orgânicas e no teste do iodofórmio (reação halofórmica), para a detecção dos grupos CH3CO-, e na distinção entre cetonas (RCO- R) e metil-cetonas (RCOCH3).
O iodofórmio é utilizado em Endodontia há muitos anos com um alto índice de sucesso. Seu mecanismo de ação está ligado à liberação de iodo, que é aumentada na presença de compostos orgânicos em desintegração, na ausência de oxigênio e luminosidade e em uma temperatura e pH ideais. A liberação do iodo propicia sua capacidade antibacteriana, sua capacidade detergente e é capaz de ativar a resposta imunológica estimulando a inflamação e consequentemente o reparo apical. Ele foi colocado em desuso devido a algumas desvantagens apresentadas como seu odor penetrante e desagradável, além da possibilidade de promover alteração cromática dos dentes e desenvolvimento de reações adversas em pacientes sensíveis ao iodo.

2. OBJETIVO
Sintetizar o iodofórmio em laboratório através da reação entre acetona, solução de hipoclorito de sódio e iodeto de potássio.

3. PROCEDIMENTO

Em uma balança semi analítica tarou um béquer de 500 mL onde foi adicionado 2 mL de acetona, 7,5g de KI, e foram solubilizados em 50 mL de água. Com auxílio do funil de decantação foi gotejado hipoclorito de sódio P.A, aproximadamente 150 mL, foi agitado constantemente. O iodofórmio foi separado por decantação e o líquido separado foi testado com hipoclorito de sódio a fim de verificar se a precipitação

Relacionados

  • Uso do ipe-roxo (tabebuia avellanedae) na cicatrizaação de feridas cutaneas
    34683 palavras | 139 páginas