hjkhkg

8696 palavras 35 páginas
Uso de conceitos no ensino de História
Flávia Beatriz Ferreira de Nazareth
Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense
Pós Graduada em Ensino de História e Ciências Sociais pelo Departamento de Educação da
Universidade Federal Fluminense
Mestranda em Sociologia e Direitos pela Universidade Federal Fluminense
Introdução:
Diante dos desafios do ensino de História, esse artigo propõe uma reflexão sobre alguns conceitos advindos da Teoria Social que são recorrentes nos estudos da História, pois:
O conhecimento histórico não se limita a apresentar o fato no tempo e no espaço acompanhado de uma série de documentos que comprovam sua existência. É preciso ligar o fato a temas e aos sujeitos que o produziam para busca uma explicação. E para explicar e interpretar os fatos, é preciso uma analise, que deve obedecer a determinados princípios.
Nesse procedimento, são utilizados

conceitos que organizam os fatos, tornando-os

inteligíveis. (Bittencourt, Circe p. 183)

Assim posto, compreendemos que os conceitos para a História são importantes para a mediação dos conhecimentos históricos, uma vez que estando no campo histórico os conteúdos socialmente construídos não são descartados e são fundamentais para que o aluno perceba as transformações ao longo do tempo e do espaço e, dessa forma, podem propor modificações nos esquemas sociais1.
Circe Bittencourt elege os conceitos tempo e espaço como os principais para História, entretanto esses não serão pensados aqui. Escolhemos o conceito cidadania como guarda chuva para mais outros três: identidade, patrimônio e ideologia. A primeira parte trata-se de uma apresentação do conceito de cidadania com os autores: Circe Bittencourt, José Murilo de Carvalho e Milton Santos.
A segunda parte será uma pequena apresentação dos textos do Stuart Hall e do Samuel Hungston, com o propósito de se pensar sobre a identidade. A terceira parte consiste em uma reflexão sobre patrimônio. Os autores utilizados são

Relacionados