Sintes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade






SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO
[Co(NH3)5Cl].Cl2











Equipe: Aline Clicie,
            Aline Fernanda,
            Giselle Sabino,
             LuizaDuarte.

Turma: X2

Professora: Maria de Fátima
Introdução


Compostos de coordenação estão muito presentes na vida do homem e apresentam características importantes que os tornamimprescindíveis. Dentre elas, encontram-se a pigmentação característica, a solubilidade, a ação catalisadora, a capacidade de purificar um metal e as importantes aplicações em atividades biológicas, como as váriasenzimas e outras substâncias indispensáveis à vida da maioria dos animais. Neste relatório, trataremos da síntese do [Co(NH3)5Cl].Cl2, bem como a caracterização de seus componentes.

A preparaçãodos complexos de pentamina Co(III) é realizado de forma mais conveniente a partir de CoCl2.6H2O, ambos de preço acessíveis e bem estáveis.

O primeiro passo na síntese desses complexos requer umaoxidação para converter o metal (Co) do estado de oxidação +2 para o +3. Essa reação ocorre melhor com o uso de peróxido de hidrogênio (H2O2) concentrado em solução de amônia (NH3). O peróxido dehidrogênio como agente oxidante gera apenas o hidróxido (OH-), como produto reduzido, e a presença de amônia garante que o Co (III) seja imediatamente estabilizado pela formação do complexo.

??? Umaobservação a ser feita é que o íon Co (III) não é estável em meios aquosos, uma vez que se torna forte oxidando o hexaaqua complexo.

Equações: H2O2(aq) + 2e- → 2OH-(aq)
                2Co²+(aq) →2Co³+(aq) + 2e-
                2Co³+(aq) + 12NH3(aq) → 2[Co(NH3)4)³+(aq)
                2Co²+(aq) + H2O2(aq) +12NH3(aq) → 2[Co(NH3)6]³+(aq) + 2OH-(aq)

Um dos seis ligantes no sistema octaédrico ésignificamente mais instável do que um dos outros cinco,tornando possível a realização de reações de substituição para gerar inúmeros complexos pentamina. Assim:

[Co(NH3)5NH3]3+ L*(excesso)...
tracking img