Sintaxe da linguagem visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
exto extraído do livro “Sintaxe da Linguagem Visual”, de Donis A. Dondis, Editora Martins Fontes, São Paulo.


Toda obra de comunicação visual possui elementos básicos que a compõe. Esses elementos não são os materiais utilizados ou meios de expressão, como madeira, argila ou filme, eles constituem a substância básica daquilo que vemos. São o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, atextura, a dimensão, a escala e o movimento. É essa estrutura que dá energia e ênfase aos elementos visuais presentes.

O pensamento Gestalt, é aquele que estuda a interação e o efeito que o significado visual promovem sobre o ser humano. Além disso, esse pensamento gestaltista afirma que o conhecimento de qualquer sistema depende de uma compreensão completa de todo esse sistema, sendo elecomposto por partes interatuantes, que podem ser observadas isoladamente com total independência do todo e depois reunidas novamente nesse todo. Deste modo, fica claro que e impossível modificar uma única parte do sistema, sem modificá-lo por inteiro.

Existem várias modalidades para se conhecer uma obra visual. Uma das mais interessantes é decompor a obra observando os elementos que a constituem.Assim, é possível conhecer intimamente a natureza, a obra em si, a pré-visualização e sua criação; além de se considerar a interpretação e a resposta dada a ela.

A dimensão é um exemplo que predomina sobre todos os outros elementos visuais quando se fala em arquitetura ou escultura. A perspectiva, criada no Renascimento para sugerir a dimensão em obras como o desenho e a pintura, não possuimelhor visualização do que no cinema. A lente cinematográfica reproduz de maneira inigualável o olho humano. Deste modo, é patente a importância dos meios visuais em nossa vida.

O importante aqui, é lembrar que todos esses elementos visuais dependem da preferência do artista, artesão e designer, já que ele é o visualizador. De acordo com a intenção e do conhecimento prévio do visualizador, oselementos visuais podem ser utilizados da maneira mais inusitada possível.

Sendo o conhecimento dos elementos básicos da comunicação tão importantes para compreender a estrutura da linguagem visual, é importante conhecer todas as qualidades de cada elemento.


O Ponto

O ponto é a mais simples, irredutível, comum e poderosa (no que diz respeito à atratividade dos olhos) unidade de comunicaçãovisual. Na natureza, é raro ver as outras formas. Quando um material líquido é jogado sobre uma superfície, ele tende a tomar uma forma circular. Qualquer marca arredondada em uma superfície serve de ponto de referência ou indicador de espaço, atraindo para si, a atenção do observador.

Um ponto pode ser utilizado para aumentar a complexidade de um projeto visual, pode dirigir o olhar(utilizando-se a maior proximidade dos pontos) ou pode criar a ilusão de tom ou cor, visto que ele é a base de qualquer tom contínuo. Um exemplo são as obras pontilhistas de George Seurat, que dão a idéia de tons variados mas só apresentam as cores amarela, azul, vermelha e preta, aplicadas com pincéis bem pequenos e pontiagudos. Esses processos de fusão, contraste e organização também foram largamenteexplorados pelos impressionistas. Eles (os processos) e concretizam nos olhos do espectador e se assemelham a uma teoria de Marshall McLuhan, de que o envolvimento visual e a participação no ato de ver são partes do significado.

Com profundos estudos técnicos, Seurat antecipou o processo de quadricromia a meio-tom utilizado na impressão de fotos e desenhos coloridos de tom contínuo.


A LinhaRaramente encontrada na natureza, mas presente no meio ambiente, a linha tem várias definições. Ela é uma união contínua de pontos sendo impossível identificar esses pontos, ou é um ponto em movimento, ou é a história do movimento de um ponto. Em resumo, a linha é uma série de pontos marcados sobre uma superfície movimentados segundo uma trajetória que originará um registro.

A linha transmite...
tracking img