Sinopse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definições e identificação com os termos

I. Intertestamento ou Interbíblico?

O termo técnico mais usado é interbíblico, entre livros. O termo testamento vem do Gr. “diathéke” e do Hb. “Berith”, que significa “acordo” ou “pacto”.
1. O Intertestamento não é um terceiro testamento.
O antigo e o novo testamento são acordos elaborados por Deus para relacionamento do Criador com acriatura.
2. O Intertestamento não é um período sem testamento.
Isso não significa que não havia um acordo Divino com o homem. Pensar que um testamento substitui o outro é errado. O Novo Testamento está escondido no Antigo Testamento, e o Antigo Testamento está revalado no Novo Testamento, a antiga aliança não está desconectada da nova aliança há uma relação de continuidade e interdependência entreambas, somente Cristo pode ter estado entre os testamentos para conferir a unidade na diversidade, não houve na história lacuna interpactual de Deus com o homem, é um período na história da revelação de aproximadamente 400 anos, um silêncio canônico aconteceu.

II. A questão da profecia falada e escrita

Silencio canônico não é silencio profético. Tal silencio se deu como cumprimento daprofecia em Zc. 13:1-6 a respeito da cessação do dom profético, a semelhança dos juízes I Sm. 3:1. Nos dias de Zacarias ninguém desejava pertencer ao profetismo poderiam ser apedrejados como falsos profetas como ensinava Moisés e as leis da igreja.
A história nos fala dos profetas orais Pv. 19:18, afirma que não havendo profecias o povo corrompe-se. A lei e os profetas profetizaram até João, oprecursor do Messias, então houve profecias do interbíblico até Jesus.

III. Por que estudar o período Interbíblico?

Para conhecer a situação política, domínio Romano, divisão da Palestina, a dispersão judaica, a língua grega e aramaica, o hebraico se limitava aos eruditos, exclusivismo judaico, a Torá, o Sinédrio, a sinagoga e a escola, as seitas religiosas e políticas, os apócrifos, tradiçãooral, filosofia judaica-alexandrina, sacerdócio corrupto e messianismo político.

Panorama Histórico do Povo de Israel

IV. História antiga de Israel

5.1 Dos patriarcas até a divisão do reino.
Israel não é somente um povo escolhido, fundado por Deus Ele chama Abraão de Ur para a terra de Canaã, sua descendência, Isaque e Jacó, Israel no Egito, Deus utiliza Moisés para retirarseu povo da escravidão de 430 anos. Sob o comando de Josué e 13 juízes por cerca de 350 anos Israel tornou-se uma nação tribal, finalmente uma monarquia, os primeiros três reis de Israel, Saul, Davi e Salomão, ambos os reis tiveram no poder durante 40 anos, totalizando uma monarquia de 120 anos. Esta divisão do reino gerou diferenças, na região superior, diferença econômica, diferença espiritual.Os dois reinos rivais descendem de Abraão, suas práticas diferentes cada reino teve profeta, mas sempre sem êxito, o reino do norte caiu na idolatria, o reino do sul oscilava entre a fidelidade e a rebelião ao Senhor. O reino do norte foi o primeiro a ir para o cativeiro Assírio, e o reino do sul se manteve por mais de um século e foram levados para a Babilônia.
5.2 Do cativeiro até alibertação.
Deus estava tratando e punindo o Seu povo, o povo do Reno do norte nunca voltou, o reino do sul recebe a palavra de Deus através de Daniel, Ezequiel e Jeremias e tiveram seu retorno por três expedições.

Benefícios o cativeiro

1º Purificação da idolatria
O povo Judeu teve grande tendência à idolatria, em quase 100 anos a idolatria foi partilhada, deuses como touro, bezerro de ourono deserto, o período dos juízes, os israelitas adoravam a baalins e a Astarote divindades dos fenícios, Salomão levou a nação a adorar Milcom dos moabitas, o reino do norte abandonou a Jeová e adotou os outros deuses, o reino do sul caiu na idolatria e é punido com o cativeiro.
Depois do exílio babilônico os judeus voltaram sarados, transformados em adoradores convictos do Deus único e...
tracking img