Singual

617 palavras 3 páginas
Neste tipo de dilatação considera-se o volume, ou seja a dilatação em três dimensões de um sólido (largura, comprimento e altura), ocasionada por causa do seu aquecimento. Pode ser calculada pela fórmula:

onde, dV: variação de volume; V0 = volume inicial; y= coeficiente de dilatação volumétrica, que pode ser obtido: y= 3a; dT= variação de temperatura.
DILATAÇÃO DOS LÍQUIDOS
Os sólidos têm forma própria e volume definido, mas os líquidos têm somente volume definido. Assim o estudo da dilatação térmica dos líquidos é feita somente em relação à dilatação volumétrica. Esta obedece a uma lei idêntica à dilatação volumétrica de um sólido, ou seja, a dilatação volumétrica de um líquido poderá ser calculada pelas mesmas fórmulas da dilatação volumétrica dos sólidos.
Veja na tabela abaixo, o coeficiente de dilatação de alguns líquidos, medido em °C-¹
Água 1,3 . 10-4
Mercúrio 1,8 . 10-4
Glicerina 4,9 . 10-4
Benzeno 10,6 . 10-4
Álcool 11,2 . 10-4
Acetona 14,9 . 10-4
Petróleo 10 . 10-4

DILATAÇÃO DA ÁGUA
Em países onde os invernos são rigorosos, muitas pessoas deixam suas torneiras gotejando para não permitir que a água contida no encanamento se congele, devido ao pequeno fluxo, e os canos arrebentem. Do mesmo modo, nas encostas rochosas desses países, com a chegada do inverno, as águas que se infiltraram nas rachaduras congelam-se e aumentam de volume, provocando um desmoronamento.
Em regra geral, ao se elevar a temperatura de uma substância, verifica-se uma dilatação térmica.
Entretanto, a água, ao ser aquecida de 0°C a 4°C, contrai-se, constituindo-se uma exceção ao caso geral. Esse fenômeno pode ser aplicado da seguinte maneira: No estado sólido, os átomos de oxigênio, que são muito eletronegativos, unem-se aos átomos de hidrogênio através da ligação denominada ponte de hidrogênio. Em consequência disso, entre as moléculas, formam-se grandes vazios, aumentando o volume externo (aspecto macroscópico).

Gráfico demonstrando o comportamento anômalo da

Relacionados

  • Lingua portuguesa
    3263 palavras | 14 páginas
  • funcionamento da lingua
    3554 palavras | 15 páginas