Singual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste tipo de dilatação considera-se o volume, ou seja a dilatação em três dimensões de um sólido (largura, comprimento e altura), ocasionada por causa do seu aquecimento. Pode ser calculada pelafórmula:

onde, dV: variação de volume; V0 = volume inicial; y= coeficiente de dilatação volumétrica, que pode ser obtido: y= 3a; dT= variação de temperatura.
DILATAÇÃO DOS LÍQUIDOS
Os sólidos têmforma própria e volume definido, mas os líquidos têm somente volume definido. Assim o estudo da dilatação térmica dos líquidos é feita somente em relação à dilatação volumétrica. Esta obedece a uma leiidêntica à dilatação volumétrica de um sólido, ou seja, a dilatação volumétrica de um líquido poderá ser calculada pelas mesmas fórmulas da dilatação volumétrica dos sólidos.
Veja na tabela abaixo, ocoeficiente de dilatação de alguns líquidos, medido em °C-¹
Água 1,3 . 10-4
Mercúrio 1,8 . 10-4
Glicerina 4,9 . 10-4
Benzeno 10,6 . 10-4
Álcool 11,2 . 10-4
Acetona 14,9 . 10-4
Petróleo 10 .10-4

DILATAÇÃO DA ÁGUA
Em países onde os invernos são rigorosos, muitas pessoas deixam suas torneiras gotejando para não permitir que a água contida no encanamento se congele, devido ao pequenofluxo, e os canos arrebentem. Do mesmo modo, nas encostas rochosas desses países, com a chegada do inverno, as águas que se infiltraram nas rachaduras congelam-se e aumentam de volume, provocando umdesmoronamento.
Em regra geral, ao se elevar a temperatura de uma substância, verifica-se uma dilatação térmica.
Entretanto, a água, ao ser aquecida de 0°C a 4°C, contrai-se, constituindo-se uma exceçãoao caso geral. Esse fenômeno pode ser aplicado da seguinte maneira: No estado sólido, os átomos de oxigênio, que são muito eletronegativos, unem-se aos átomos de hidrogênio através da ligaçãodenominada ponte de hidrogênio. Em consequência disso, entre as moléculas, formam-se grandes vazios, aumentando o volume externo (aspecto macroscópico).

Gráfico demonstrando o comportamento anômalo da...
tracking img