Sindromes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autismo

Apesar da natureza heterogênea da síndrome, é o comprometimento na interação social que faz desta população uma categoria clínica. Esse é manifestado pelo comprometimento na comunicaçãoverbal e não-verbal, na incapacidade para imitar, na ausência de afeto normal, no envolvimento afetivo pobre ou ausente, na falta de interesse nas outras pessoas e no comprometimento de atividadesimaginativas (como a brincadeira de faz-de-conta).

Esta constelação de prejuízos na comunicação, na interação social e na imaginação tem sido conceituada como a “tríade de comprometimentos” do Autismo(Wing & Gould, 1979). A hipótese da Teoria da Mente é a explicação mais significativa para justificar os déficits sociais e da pragmática da linguagem nesta síndrome. Este termo foi primeiramenteusado por Premack e Woodruff (1978) para se referir à habilidade para explicar, predizer e interpretar comportamentos no que tange estados mentais (por exemplo: intenções, crenças e desejos). No caso doAutismo, segundo Baron-Cohen e Swettenham (1997), o comprometimento na habilidade para inferir estados mentais de outras pessoas pode ser por conta de um “mecanismo de percepção social” inativo ou porum viés atentivo ausente de informações sociais relevantes, que vão ocasionar a construção da Teoria da Mente.

Segundo Ozonoff, Pennington e Rogers (1990), há ainda uma hipótese de disfunçãoexecutiva no Autismo. Uma vez que esta função, quando deficitária, pode causar prejuízos significativos na percepção da emoção, na imitação, no raciocínio espacial, no jogo imaginativo e na Teoria da Mente.O Autista então tem certamente alguma alteração na Teoria da mente, afinal as características da doença é o oposto do que a Teoria da Mente forneceria para um individuo.


Esquizofrenia"Teoria da mente" é o nome que tem sido dado à habilidade que os seres humanos têm de inferir os estados mentais ou as intenções de outros seres humanos. Tais habilidades fazem parte de um grupo maior...
tracking img