Sindrome do panico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De Saúde Coletiva
Prof. Marcelo Pedro

Suelen Crisostomo Felipe n°21

Sumario
• Febre Amarela------------------------------------------pag3á3
• Leptospirose--------------------------------------------pag4á7
• Peste Bubônica---------------------------------------pag8á8
• Varíola----------------------------------------------- pag8á8
•Gonorréia--------------------------------------------pag9á9
• Bibliografia10á10

Febre Amarela

Vetor: Aeds aegypti
Doença: febre amarela
O que é?
A febre amarela é uma enfermidade infecciona e epidêmica produzida por um vírus filtrável e transmitida ao homem pelo mosquito Aedes aegypti. Caracterizada por uma evolução em duas fases: - A primeira, congestiva e a Segunda, ictérica e hemorrágica, separadaspor uma fase de remissão.
Conhece-se perfeitamente como se transmite essa enfermidade, desde as pesquisas da Comissão Norte-americana que atuou em Cuba, presidida por Walter Reed, as quais demonstram o seguinte:
1) A fêmea do mosquito Aedes aegypti é a que transmite a febre amarela, se previamente houver sugado o sangue de um enfermo dessa febre durante os três primeiros dias da enfermidade.
2)Depois de picar, necessita o mosquito de 12 dias até torna-se infetante. Fica depois infetante até morrer.
O vírus causador:
O vírus é introduzido juntamente com a saliva do mosquito; dissemina-se pelo corpo através do sangue e instala-se no fígado, no baço, rins, medula óssea e gânglios linfáticos.
Sintomas:
Incubação- Desde a picada do mosquito até o aparecimento dos primeiros sintomas,transcorrem cerca de 3 a 6 dias.
Invasão- É brusca com calafrio intenso, forte dor de cabeça frontal, dores de costas, febre alta e pele seca.
Primeiros períodos- Dura de 2 a 4 dias. A temperatura sobe para 40º ou 41º e mantêm-se nesse nível. O pulso é de 130 a 140. A pressão arterial sobe.
O enfermo apresenta o que é chamado de "máscara amarela", em que a face está vermelha e os olhos injetados desangue. Pode a pele apresentar manchas vermelhas e dar saída a suor com cheiro bem peculiar que tem sido comparado ao da palha podre.
Segundo período- Dura de 1 a 3 dias. Repentinamente a temperatura cai quase ao normal, o pulso que começara a baixar ao final do período anterior, torna-se ainda mais lento. Em casos benignos a enfermidade pode terminar aí.
Terceiro período- Este é o período quedura uma semana ou mais . A temperatura sobe até 41º e às vezes mais, o que contrasta com o pulso que é de 60 a 70 por minuto. Aparece icterícia, ou seja colorações amareladas da pele pelas mucosas e a seguir manifestam-se por toda a pele.
Cura:
Vacinação com linhagem de vírus atenuada (vacina de vírus vivos). Destruição do
Aedes aegypti, vetor da doença.

Leptospirose
Bactéria: Leptospirainterrogans
Hospedeiro primário: roedores, animais domésticos, bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas
Hospedeiro secundário: homem
Doença: leptospirose
A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. É uma zoonose (doença de animais) que ocorre no mundo inteiro, exceto nas regiões polares. Em seres humanos, ocorreem pessoas de todas as idades e em ambos os sexos. Na maioria (90%) dos casos de leptospirose a evolução é benigna.

Transmissão
A leptospirose é primariamente uma zoonose. Acomete roedor e outros mamíferos silvestres e é um problema veterinário relevante, atingindo animais domésticos (cães, gatos) e outros de importância econômica (bois, cavalos, porcos, cabras, ovelhas). Esses animais, mesmoquando vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos e eliminar a L. interrogans junto com a urina.
O rato de esgoto (Rattus novergicus) é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e da proximidade com seres humanos. A L. interrogans multiplica-se nos rins desses animais sem causar danos, e é eliminada pela urina, às vezes por toda a vida do...
tracking img