Sindrome do duplo y

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Referencias bibliográficas

http://www.portalsaofrancisco.com.br/busca/search.php?chave=sindrome+super+macho
http://saude.culturamix.com/doencas/sindrome-47http://blog.ccbi.com.pt/blog/viaverde.php?blogid=39&archive=2009-11
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAiSkAD/sindrome-poli-y
http://especialid.blogspot.com/2009/11/sindrome-xyy.html
http://duploy.blogspot.com/http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_XYY

Introdução

As alterações cromossômicas são a causa da maioria de doenças genéticas responsáveis pelas más-formações congênitas, e um dos maiores grupos de doençascausadores de retardo mental, déficit estatural e ponderal, dismorfismos faciais, alterações disfuncionais do sistema nervoso, anomalias nas genitálias, órgãos, membros superiores e inferiores, anomalias nocrescimento, e entre muitos outros problemas.

Uma dessas alterações cromossômicas é a aneuploidia.
As aneuploidias podem ser autossômicas ou sexuais, as autossômicas atingem do primeiro par decromossomos até o vigésimo segundo, e as sexuais atingem o par de cromossomos que define o sexo, o vigésimo terceiro.
Uma aneuploidia sexual é a responsável pela síndrome do duplo Y.
Esta síndromecomo se pode perceber através do seu cariótipo 47, XYY, acomete somente homens, que recebem um cromossomo Y a mais nas células.

Síndrome do duplo Y

Histórico

Esta síndrome foi descoberta no anode 1961, por Sandberg nos EUA. O primeiro portador documentado foi um homem de 44 anos que não apresentava nenhum problema físico aparente. Tinha seis filhos, e o que chamou atenção foi o fato de duasfilhas terem problemas congênitos, uma com síndrome de Down e a outra sem órgãos sexuais internos.
Os primeiros estudos, que foram realizados num manicômio na cidade de Edimburgo, capital daEscócia, publicados em 1965, por Patrícia Jacobs, revelaram que dentre 197 pessoas com Quociente Intelectual abaixo da média, sete eram portadores de duplo Y, e dentre 119 pessoas com problemas mentais,...
tracking img