Sindrome de ruptura do ombro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO:
A ruptura do tendão subescapular é uma lesão rara, tendo sido descrita.
Inicialmente por Hauser em 1954. O manejo dessa lesão é difícil por meios
Artroscópicos, e por essa causa muitos cirurgiões preferem essa técnica.
A tendinite do músculo supraespinhoso é uma lesão de característica inflamatória muito comum em nossa população, principalmente na que precisa dos braços paratrabalhar. Ela pode ser resultante de inúmeros fatores: uso excessivo e por longo tempo; pegar peso demais; pancadas na região; posições mantidas por muito tempo; entre outros.
CAUSAS:
Os músculos que recobrem o úmero, assim chamados manguito rotador, são quatro: supra espinhal, infra espinhal, redondo menor e subescapular. Os mais comumente lesados são: o supra e infra espinhal. Estes músculos,juntamente com o músculo redondo menor, se inserem na tuberosidade maior do úmero, como um tendão, que tem, em média, 14 mm de espessura. E o subescapular se insere no tubérculo menor e também pode romper.
O músculo supraespinhoso é encontrado numa região conhecida como fossa supra espinhal da escápula (aquela conhecida antigamente como "pá do ombro"!); e tem suas dimensões delimitadoras, que é destaregião até o início ou cabeça do úmero; este que é o osso que constitui a região do nosso membro superior conhecida como braço (lembrete: o membro superior é formado de braço, antebraço, punho e mão).
Estes músculos são importantes para certos movimentos do ombro. Sua lesão leva a dor no ombro e diminuição de força para elevar e rodar externamente o braço, além de causar dor a certos movimentostais como: abdução (movimentos de abrir o braço) e colocar o braço param trás como, por exemplo, para pegar um objeto no banco de trás do carro.
Uma lesão pode ser parcial ou completa e os sintomas, de uma maneira geral, serão relacionados ao tipo de lesão que o paciente apresenta.
As lesões parciais são mais, comumente, relacionadas ao esporte e trauma; ocorrem também em pacientes mais jovens,mas isto não significa que um paciente jovem não possa ter uma lesão completa destes músculos, ou que, um paciente mais velho não possa ter uma lesão parcial.
As lesões completas estão mais relacionadas a um processo degenerativo, uma evolução não satisfatória de uma síndrome de impacto do ombro e/ou trauma.
Sintomas:
Entre os sinais e sintomas que possam caracterizar que você esta sofrendo detendinite do supraespinhoso estão:
Dificuldade de levantar o braço à altura da cabeça; de pegar um objeto muito ou pouco pesado (fraqueza e dor); dor ao pentear o cabelo, abotoar o sutiã ou coçar as costas; dor ao apertar o ombro; enfim, dificuldade de realizar qualquer movimento em que seja necessário rodar o braço e/ou levantá-lo acima da cabeça. As fibras do tendão falham quando as cargasaplicadas excedem a sua resistência. O processo começa com alterações no tendão que se denominam de tendinites. As forças a que o tendão do supre espinhoso está submetido levam a lesões acumulativas. Mesmo quando o tendão se cura, o tecido cicatricial diminui a elasticidade normal do tendão, que pode se tornar insuficiente para o próximo esforço. Os sintomas clínicos de dor e incômodo podem desaparecersem que haja reparação do tendão.
Diagnóstico:
No exame físico existem testes específicos que nos levam a suspeitar de uma lesão de manguito rotador. Radiografias são importantes para analisarmos a parte óssea e a ressonância magnética além de confirmar a lesão, mostra a sua extensão e qualidade do músculo lesado. Acometimento é simples, porém demorado até se ter uma recuperação total; quandoesta é possível. E, dependendo da gravidade do caso, pode ser necessário até uma intervenção cirúrgica neste tendão; sendo estes os casos mais avançados desta patologia.
Tratamento:
.Os episódios subsequentes, mesmo quando submetidos a cargas menores do que o defeito inicial leva a um processo degenerativo que progressivamente causa falha no tendão. O tratamento deve ser feito de acordo com a...
tracking img