Torres de fracionamento com recheio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UDILÃ SALES CORTÊS UMBELINO

Torres de Destilação com Recheio

Salvador
2012
UDILÃ SALES CORTÊS UMBELINO

Torres de Destilação com Recheio

Trabalho apresentado ao professor Carlos Augusto Ornelas da disciplina Elementos de Processos Químicos da UniversidadeSalvador – UNIFACS, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Salvador
2012

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo explicar a operação das Torres de destilação com recheio. Com isso, será transcorrido esse projeto com explicações sobre a operação desse tipo de torre, explicando quais as principais variáveis dedemos conhecer e controlar, funcionamento, tipos e características dosrecheios e outros detalhes, a fim de fundamentar todo o estudo desenvolvido.

Palavras-chaves: Torre de fracionamento com recheio, princípio de funcionamento, variáveis operacionais.

Sumário

1.0 Introdução
2.0 - Desenvolvimento2.1 - Torres de destilação com recheio
2.2 - Definição
2.3 - Tipos de Recheios e Suas Características
2.4 - Funcionamento
2.5 - Operações das Torres de destilação com recheio
2.6 - Custo x Benefício
3.0 - Conclusão
4.0 - Referências Bibliográficas
5.0 - Anexo
6.0 - Questionário

1.0 – Introdução

Em um processode separação ou absorvimento de componentes de misturas homogêneas, é necessária a presença de torres que funcionem de acordo com as finalidades desejadas em cada um dos processos. Por este motivo determinar-se como tipos de torres: a de separação, que ocorre por destilação, e a de absorvimento, que possuem o objetivo de separar produtos corrosivos ou indesejáveis do produto desejado. A partirdisso, pode-se dizer que as duas classes principais de tipos detorres são: as torres de Pratos e Bandeja (destacando a Coluna de destilação oufracionamento) e as torres de recheio. As torres de fracionamento separam as misturas líquidas a partir da evaporação e condensação do produto desejado, e como este processo ocorre em dividas etapas, compreende-se que a operação do mesmo ageem função de variáveis, sendo as principais: a temperatura (a mais fundamental, já que a destilação se dá de acordo com o aquecimento do produto na coluna), a vazão (tanto de entrada, como de saída dos líquidos no processo e a vazão do refluxo), a pressão (como o liquido tende a se vaporizar, é necessário saber a pressão existente na coluna, e como pode influenciar na destilação) e o nível (é importante controlar o níveldo tanque de refluxo e o nível do fundo da coluna). As torres recheadas caracterizam-se por separar misturas gasosas a  partir  de “obstáculos” e um liquido que reagirá com o(s) gás(es) que está(am) “contaminando” o produto desejado. Desse modo, o uso de variáveis principais para o controle do processo é indispensável para que haja o funcionamento da separação gasosa. Opera-se uma torre de recheioa partir das variáveis: vazão (da entrada da mistura que irá ser separada e do líquido que reagirá com o produto “contaminante”) e a pressão (quando se trabalha com gás, logo estará também trabalhando com a pressão que agirá no processo). As colunas podem operar de duas maneiras: batelada ou contínua. A operação em batelada, a coluna é carregada com uma quantidade de material, chamada de bateladae o processo de destilação é realizado. Quando a tarefa desejada chega ao fim, uma nova batelada de alimentação é introduzida. Já na operação contínua, as colunas processam uma corrente de alimentação contínua. Interrupções no processo ocorrem somente para que o equipamento passe por uma manutenção ou quando se verifica certo problema, seja no processo de destilação ou em algum processo...
tracking img