Sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SÍNDROME DE DOWN
Em 1866 John Langdon Down, descobriu as características físicas dos portadores da síndrome. Nessa época as crianças com a síndrome foram conhecidas como Mongols, e eram consideradasserem inferiores. Em 1959 Jerôme Lejune, descobriu a causa genética da síndrome.
A síndrome é um erro genético que ocorre durante a divisão celular, enquanto o feto normal possui 46 cromossomosdivididos em 23 pares, o feto que possuí a anomalia possui 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra no par 21.
As características físicas:
* Achatamento da parte de trás da cabeça;
* Inclinaçãodas fendas palpebrais;
* Pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos;
* Língua proeminente;
* Ponte nasal achatada;
* Orelhas ligeiramente menores e curvadas para dentro;
*Boca pequena e aberta;
* Prega única nas mãos;
* Mãos e pés pequenos;
* Genitália desenvolvida; nos homens o pênis é pequeno e os testículos ficam escondidos no abdomem, nas mulheres oslábios e o clitóris são pouco desenvolvidos. Os meninos são estéreis, e as meninas ovulam, embora os períodos não sejam regulares.
* São de porte menor e na grande maioria o tecido adiposo éabundante.
* Eles possuem doença cardíaca congênita, o que pode ocasionar que o lado esquerdo do peito fique maior que o outro.
A probabilidade de nascer uma criança com síndrome de Down pode variar deacordo com a idade da mulher. Uma mulher entre 20 anos tem a possibilidade de ter um filho com Down é de 1 para 1600 crianças, enquanto uma mulher de 35 anos é de 1 para 370. Mas independente da idade,no Brasil a cada 600 nascimentos apenas uma criança nasce com a síndrome. Se os pais já tiverem um filho com a síndrome, a possibilidade deles terem outro com a síndrome é de 1 para 100.
Osportadores da síndrome de Down possuem uma maior probabilidade de ter sérias doenças, entre as principais e que precisam de maior atenção estão: as do coração, a intestinal, Alzheimer, deficiência auditiva...
tracking img