Sindrome de addisson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Doença caracterizada pela produção insuficiente dos hormônios da glândula supra-renal ou adrenal que apresenta um quadro clínico bastante característico descrito por um médico inglês chamado Thomas Addisson, em 1849, motivo pelo qual leva o seu nome até os dias atuais.

Pode ser provocada por múltiplas causas, sendo as principais a doença auto-imune (Adrenalite auto-imune), asdoenças infecciosas granulomatosas como a tuberculose e a blastomicose e as doenças neoplásicas. Em pacientes imunodeprimidos, como os portadores de HIV (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), e também pode ser devido a infecções por citomegalovírus e fungos.

ASPECTOS HORMONAIS E CAUSAS

Sinônimos: Insuficiência Adrenal Primária, Insuficiência da Supra-Renal, Insuficiência Adreconortical.A Síndrome de Addisson (Insuficiência Adreconortical) ocorre quando as glândulas adrenais hipoativas (glândulas localizadas acima do rim) produzem quantidades insuficientes de Corticosteróides. A Síndrome de Addisson afeta aproximadamente 4 em 100.000 indivíduos. Ela pode manifestar-se em qualquer idade e afeta igualmente ambos os sexos. Em 30% dos casos as adrenais são destruídas por um tipo decâncer (amiloidose), por uma infecção (tuberculose) ou por outra doença não identificável. Nos 70% restantes, a sua causa não é conhecida, mas o cientistas suspeitam fortemente que as adrenais sejam destruídas por uma reação auto-imune. (ver imagem da localização das adrenais)

As adrenais também são suprimidas em indivíduos que utilizam corticosteróides (Prednisona). Comumente, a dose doscorticosteróides é reduzida lentamente antes de seu uso ser interrompido totalmente.

Quando o corticosteróide é interrompido abruptamente após ter sido utilizado durante um mês ou mais, as adrenais podem ser incapazes de produzir corticosteróides em quantidade suficiente durante várias semanas ou meses, dependendo da dose utilizada e da duração do tratamento.

Quando existe uma falta decorticosteróides, o organismo excreta grandes quantidades de Sódio e retém Potássio, acarretando uma baixa concentração de Sódio e uma alta concentração de Potássio no sangue. Os rins são incapazes de concentrar a urina e, por essa razão, quando um indivíduo com deficiência de corticosteróide ingere muita água ou perde muito Sódio, a concentração sérica de Sódio cai. Em última instância, a incapacidade deconcentrar urina faz com que o indivíduo urine excessivamente e desidrate. A desidratação grave e a concentração sérica, baixa de Sódio, reduzem o volume sanguíneo e podem culminar no choque.

A deficiência de corticosteróides também produz uma sensibilidade extrema à insulina, um hormônio normalmente presente no sangue, de modo que a concentração sérica de açúcar pode tornar-se perigosamente baixa.A deficiência impede que o organismo produza carboidratos a partir de proteínas, que ele combata infecções ou que a cicatrização de feridas ocorra de modo adequado. Os músculos enfraquecem e inclusive o coração pode tornar-se fraco e incapaz de bombear o sangue de forma adequada.

Para compensar uma deficiência de corticosteróides, a hipófise produz mais corticotropina, o hormônio quenormalmente estimula as adrenais. Como a corticotropina também afeta a produção de melanina, os indivíduos portadores da Síndrome de Addisson frequentemente desenvolvem uma pigmentação escura da pele e do revestimento da boca. (ver imagens a seguir)

[pic]

1.
2. addison.jpg
763 × 543 - A doença
1. addison.jpg
763 × 543 - A doença
1. addison.jpg
2. addison.jpg

Normalmente, a pigmentaçãoocorre em formas de manchas. Mesmos os indivíduos com pele escura podem apresentar pigmentação excessiva, embora a identificação desta alteração possa ser difícil. (ver imagem abaixo)

[pic]

A pigmentação excessiva não ocorre quando a insuficiência adrenal é causada por uma insuficiência hipofisária ou hipotalâmica, condições nas quais o problema básico e um déficit na quantidade de...
tracking img