Sindrome da china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O diretor James Bridges dirigiu o filme “Síndrome da China” baseado em um roteiro feito pelos roteiristas Mike Gray e Thomas Steven Cook, e se refere a um hipotético caso de acidente e fusão do núcleo de uma usina nuclear de geração de energia. O nome “Síndrome da China” é baseado na idéia de que nada pararia um núcleo em fusão e que este iria afundar na Terra em direção ao seu lado oposto. Noentanto no próprio filme é explicado que isso seria impossível, e que o núcleo em processo de fusão não chegaria nem ao centro da terra. Ele afundaria no solo até que explodiria ao entrar em contato com camadas subterrâneas de água.
O Longa metragem levanta propositalmente as questões mais duvidosas sobre quão realmente segura as usinas nucleares realmente são e é - mesmo tendo um caráter dequestionamento político - um filme bem feito, bem produzido, com bons atores e roteiro. Os eventos que levam ao acidente são, na verdade, baseados em ocorrências reais nas usinas nucleares. Ainda que tenha todos esses aspectos e elementos factuais, o filme não é, na verdade, sobre energia nuclear. O foco central é o comportamento humano diante da crise - que envolve o espectador com a estória - atravésdo relacionamento público da empresa gestora da planta de Ventana com a mídia e opinião pública, levantando questionamentos a respeito dos riscos desse tipo de usina. De início, o filme mostra que existe a intenção de divulgar quase que como uma propaganda a usina, com interesse na melhoria da opinião pública já que uma nova usina entrará em operação. Pelo lado da empresa, são vistosconstantemente discursos em defesa da usina, com ênfase nas precauções e sistemas de segurança. Desde o princípio, quando é mostrada a equipe de jornalistas dentro da usina, percebe-se claramente o tom simplista pelo qual é tratado o tema pelo dirigente da empresa, como se assim fosse.
Durante a visita da equipe de jornalismo, no entanto, ocorrem tremores de terra que foram causados por um problema deoperação na planta. Os tremores levam ao que a equipe de reportagem chamou de “acidente”, ainda que tal nome não tenha sido dado oficialmente pela empresa. Como uma agulha medidora fica presa num rolo de papel, os engenheiros fazem uma leitura equivocada dos equipamentos e acham que o nível da água de resfriamento está muito alto e ordenam um esvaziamento para não ficar mais tão alto. Porém percebe-seque o nível não estava abaixando, e o supervisor Jack Goodell (Jack Lemmon) desconfia que o problema possa ser no medidor, e de fato era. Como todas as atitudes para abaixar o nível de água já haviam sido tomadas, a hora que a medida certa se restabelece, percebe-se que o esvaziamento causou um abaixamento crítico no nível da água, e que o núcleo estava prestes a ser exposto(o que levaria àSindrome da China). Apesar de serem proibidos de filmar nesse momento, o câmera man (Michael Douglas) manteve sua câmera ligada e registrou os momentos de pânico da equipe na crise. Após obterem as imagens filmadas pelo câmera man, a repórter (Jane Fonda) tenta também fazer com que essas venham a público, o que geraria uma enorme exposição da empresa e dos riscos e afetaria seriamente o inicio daoperação da nova usina. No entanto os superiores não autorizam a exibição do material, desagradando assim o câmera man, que resolve levar a investigação para frente por conta própria. Durante essa investigação, ele descobre que as análises dos Raios-X das soldas foram fraudadas, e daí parte o desenvolvimento final do filme.
O supervisor Jack Goodell se diferencia em sua postura dos demais alipresentes ao buscar evidências de segurança, não se contentando com discursos. Jack é um dos principais defensores da usina frente à repórter até o momento que este passa a se questionar sobre a segurança e descobre documentos de inspeção onde graves falhas passaram despercebidas. Sabendo das falhas e dos riscos da usina, ele resolve entrar em contato com o responsável pela construção e é ameaçado de...
tracking img