Sindrome da china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
CURSO DE TECNOLOGIA DE PETRÓLEO E GÁS

RELATÓRIO DO FILME: SÍNDROME DA CHINA

Manaus-AM
2012

JULIO CLOVIS
RENAN SIMÕES FROTA

RELATÓRIO DO FILME: SÍNDROME DA CHINA

Trabalho apresentado ao Centro Universitário do Norte, como um dos pré-requisitos para obtenção de nota Curso de Tecnologia de Petróleo e Gás.

Prof. Gêneses Leão do Amaral

Manaus-AM2012

INTRODUÇÃO


A seguir será abordaremos uma analise critica do Filme Síndrome da China (1977), tão ação parte do principio dos conhecimentos do filme Síndrome da China que servirá como pano de fundo para analise nos dando subsidio para o desenvolvimento cognitivo da matéria Segurança do Trabalho, fazendo uma alusão ao ambiente inóspito de uma usina nuclear e factuais falhas desegurança.

A Segurança do Trabalho é um item todo o mais focado no dia a dia da indústria, já que tal observância estabelece um comportamento seguro para tal ação, dessa forma analises contextualizada de ambiente inóspita estabelece parâmetro para distinguir ambiente seguros e não seguros, dando ao observador a capacidade de discernimento através de um exemplo seja ele simulação ou não de um ambientede trabalho.Este filme Síndrome da China de 1977 produzido por Michael Douglas,um filme que permeia desde da ética profissional até o dia a dia de uma usina nuclear. Está analise critica possibilita a visão necessária para o questionamento a cerca do que é ser um profissional ético e como se por tal em determinados ambiente industrial de forma segura.

OBJETIVO


O filme “A Síndrome da China”aborda o delicado tema da produção de energia nuclear e os interesses relacionados à atividade, dentre os quais figuram o empresariado, a população, e também, claro, os jornalistas. Durante uma reportagem em uma usina nuclear na Califórnia, a repórter Kimberly Wells (Jane Fonda), presencia um acontecimento incomum e aparentemente irregular. Richard Adams (Michael Douglas), seu cinegrafista, filmasem autorização o “incidente”, que estivera perto de resultar em uma tragédia. A partir daí, fica claro um esquema, tanto por parte do governo como por parte da emissora, para tentar encobrir o acontecido, pois, se o caso viesse à tona, a usina seria fechada, o que significaria um prejuízo de vários milhões de dólares. Kimberly e Richard iniciam, então, uma investigação e recebe uma grande ajudade Jack Godell (Jack Lemmon), um engenheiro da usina.
Portanto no filme Síndrome da China, após a repórter interpretada por Jane Fonda, que até então cobria apenas eventos sócias e está foi escalada para uma visita a usina nuclear e este é o ponto de partida da trama do filme começa o inicio da nossa analise, surgir diversos descumprimentos das regras de segurança. Logo ao entrar da áreaindustrial (ambiente interno da usina) notamos o descumprimento, pela não oferta do supervisor dos itens adequados para seguranças dos visitantes (não uso de equipamentos de proteção individual - EPI ), apenas foi dado um capacete para a repórter, o cinegrafista e o assistente, e nota-se também que o ambiente é muito ruidoso ou barulhento de tal forma que a comunicação entre os visitante é muito ruim edeveria ser ofertado também um protetor auricular com uma especificação que contemple característica para aquele ambiente que precisa ser analisado por um técnico de segurança munido de um decibelímetro para dar um parecer de quantos decibéis tinha todos aquele ruído para uma especificação correta do EPI. A usina descumpria mais uma norma, pois ficava nos arredores de uma cidade.
Outro aspectovisível foi o descumprimento da sinalização completamente deficiente embora as unidades fossem extremamente limpas. Observamos outros descumprimentos já que não estava identificado o profissional técnico responsável pela Segurança da Usina (técnico de segurança), no ambiente onde o reator se encontrava outro descumprimento de norma para ambiente confinado.
Podemos fazer também outra analise do...
tracking img