Sindrome da adolescencia normal - cap. 02

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO





Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumiros deveres e papéis sociais do adulto.

Diante de todos esses conflitos e mudanças conheceremos um pouco da adolescente Valentina, estudante da faculdade de Mineiros, do primeiro período de Farmácia, Na faculdade apesar das dificuldades que vem encontrando em algumas matérias do curso de farmácia está gostando muito do curso, escolheu esse curso devido ser apaixonada pela área da saúde e oincentivo de sua tia que trabalha na faculdade em que estuda.

Tentaremos traçar o perfil desta adolescente, visando conhecer suas fases e a dificuldades que enfrenta durante esse período.






















METODOLOGIA




Nome fictício: Valentina
Sexo: Feminino
Idade: 18 anos
Estado civil: Solteira
Escolaridade: 1° período do curso de farmáciaMaterial utilizado: Entrevista pessoal com anotações manuscritas.
Procedimentos: Agindo de forma clara e objetiva, deixando sempre à vontade, estimulando sempre quando a entrevistada não conseguia responder ou se sentia incomodada com as perguntas, com um contato simples, sem que a entrevistada se sentisse em consultório ou sendo um objeto de estudo. Entrevista cedida com autorização de sua avó, vistoque, os pais são separados e ela mora com a mesma, não houve nenhuma objeção para a entrevista. As Primeiras reações da adolescente para com a entrevista foram de curiosidade e ao mesmo tempo "medo" por sentir que as perguntas alguma das vezes se aprofundavam em assuntos que a deixava em uma situação desconfortável. As perguntas foram feitas apenas para a adolescente, a avó entendeu e aceitousabendo que não será divulgado nenhum tipo de nota ou algo parecido com o trabalho, ficou expressamente claro que é apenas um estudo para os alunos.


















PERFIL DO ADOLESCENTE

Valentina, Solteira, cursando um ensino superior, residente da cidade de Mineiros - Go Brasil, 1ª filha da família. Seu aspecto geral é uma menina bem vestida, de cabelos pretos, bastantesimpática e ao mesmo tempo tímida, bem receptiva e demonstra tranquilidade.


Sua maior preocupação hoje em dia, está sendo a faculdade e o trabalho no escritório, quase não está tendo tempo pra descansar ou sair com os poucos amigos que tem, visto que é bem calada e acha que a sociedade a vê como uma pessoa fechada e calada demais, ela mesma consegue ver esse problema e já pensou embuscar ajuda com terapias para melhorar esse lado silencioso, gostaria de ser mais comunicativa. Devido ao pouco tempo que tem não tem tempo para praticar esportes ou algo semelhante, além de não ver nenhuma habilidade em esportes ou para música. Não tem nenhuma representação de si mesma e se diz ser uma pessoa "normal" ou "comum", sem nada que chame a atenção.


Na faculdade apesar dasdificuldades que vem encontrando em algumas matérias do curso de farmácia está gostando muito do curso, escolheu esse curso devido ser apaixonada pela área da saúde e o incentivo de sua tia que trabalha na faculdade em que estuda.


Ao analisá-la, pude perceber uma grande dificuldade de se expressar e falar de si mesma, notei uma pequena "tristeza" pela ausência dos pais, porem é bemdeterminada e centrada em suas decisões, é pratica e eficiente e não é muito de se deixar levar pelo o que dizem.








ENTREVISTA COM ADOLESCENTE

Valentina estuda na faculdade fama de Mineiros - Go, esta cursando o 1º período de farmácia, gosta da faculdade e de estudar lá por que é um lugar que se sente bem apesar da grande parte dos acadêmicos serem "patricinhas e mauricinhos"....
tracking img