Sinal de leitura o ensino de história - anos iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BORGES, Maria Aparecida Quadros; BRAGA, Jezulino Lúcio Mendes. O Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: <http://www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/sumario.html > acesso em: 10 fev. 2011.

O texto referencia as mudanças ocorridas no ensino de História antigamente e o ensino de hoje. Mostra-nos que esse ensino não despertava nos alunos interesse,ou até mesmo sua cidadania no sentido de poder também modificar a sua história. A História era uma disciplina baseada na memorização, o que a tornava chata e sem atrativo, era uma repetição de fatostidos como verdades plenas e inquestionáveis.
A partir da criação do Ministério de Educação e Saúde Pública, em 1930, o ensino de História foi vinculado ao de Geografia, tentando assim transformar oensino de História único na disciplina de Estudos Sociais, que só passou a valer realmente a partir da LDB nº 5692/71, que obrigava as escolas a adotar essa disciplina no currículo. O ensino de EstudosSociais passou a basear-se no desenvolvimento psicológico do aluno, onde o professor começa o ensino do pequeno, a exemplo do bairro, e a partir daí estende-se para o grande referindo-se ao país. Issolevava o ensino a não questionar a história, ou relacionar os fatos passados com os atuais.
Os alunos que chegaram a partir da década de 40, passaram a modificar a realidade em sala de aula, poissofriam influência da televisão e do rádio, ou seja, as tecnologias. Esse fato não poderia passar despercebido pela escola. O que tornou quase que obrigatórias as mudanças. A História sempre foiapresentada como algo pronto e acabada, o que não atendia mais as necessidades dispostas em sala de aula. O conhecimento dessa nova realidade mostrava um aluno capaz de modificar sua realidade, podendotransformar a História existente, passando a ser um aluno sujeito construtor.
O ensino de História precisou ser modificado pra ajudar no desenvolvimento da cidadania dos alunos e ajudá-los também no senso...
tracking img