Simulação simscalar

1225 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
DEPARTAMENTO DE ELETRÔNICA E COMPUTAÇÃO
ARQUITETURA DE COMPUTADORES “A”

Simulação Utilizando o Software SimpleScalar Sim-Outorder

Graduando(a): Victoria Souto

Santa Maria – RS
21 de Dezembro de 2012 1. Introdução

Neste trabalho iremos utilizar o simulador SimpleScalar Sim-Outorder para realizar a simulação de três benchmarks que nos foi disponibilizado, a simulação será executada utilizando quantidades diferentes de ULAs, através desta simulação será feita uma análise para cada uma das arquiteturas, relacionada com os resultados obtidos em relação ao número de ciclos, IPC e PCI, de cada um dos benchmarks.

2. Revisão Teórica

Neste tópico será apresentada uma breve revisão teórica, sobre os conceitos que serão utilizados neste trabalho.

* Métricas Básicas:

CPI (Ciclos de Clock por Instrução): Numero médio de ciclo de clocks para executar cada instrução:

CPI= Ciclos de ClockNº instruções

IPC (Instrução por Ciclo):

IPC= Nº de InstruçõesCiclos de Clock

Quando temos valores altos para o IPC, significa que o programa demorou menos ciclos para ser executado, sendo assim, temos um melhor desempenho, porém quando temos valores altos de PCI, o desempenho diminui, pois significa que foram utilizados mais ciclos de clock para fazer a execução desejada.

* Programas Orientados a Dados (DataFlow):

São programas com várias entradas de dados e grande quantidade de processamento, os quais são capazes de explorar o paralelismo, ao contrário de programas orientados a controle.

* Programas Orientados a Controle (ControlFlow):

São programas que apresentam dois tipos de referências: Aquelas apontando para instruções e aquelas apontando para dados. O primeiro tipo indica controle de fluxo e o segundo tipo organiza o fluxo de dados. A coordenação de dados e o do fluxo do controle separadamente criam apenas alguns problemas em processamento seqüencial, mas torna-se uma questão não

Relacionados