Silenciamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE AHANGUERA
 
 
 
 
 
MARINA PETRY
 
 
  
 
Trabalho sobre o Livro Psicologia Social sobre desigualdade e enfrentamentos, referentes aos Capítulos:
 
 
        A construção de silenciamentos: reflexões sobre a vez e a voz de minorias sociais na sociedade contemporânea
 
 
 

Caxias do Sul
2012

SUMÁRIO
 
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
4REFERENCIAS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 1 INTRODUÇÃO

  As minorias sociais são os grupos que sofrem discriminação, e como conseqüência ocorrem diversas formas de desigualdades e exclusões sociais, mesmo tendo o fator numérico em maioria de tal parte da população. Na sociedade atual existem casos de minorias sociais que incluem negros, indígenas, mulheres,homossexuais, trabalhadores do sexo, idosos, moradores de favelas, portadores de deficiências, obesos, pessoas com algumas doenças, moradores de rua e ex presidiários. O maior motivo de existi essa diferenciação e estigmatizarão das minorias são os processos relacionais, de resistência individual e coletiva.
Quando tratamos de desigualdades sociais nos deparamos com uma série de conflitos em nossasociedade, as minorias sociais sofrem limitações ao exercer sua democracia e cidadania, com a expansão da modernidade ocorreram grandes transformações em nossa sociedade gerando silenciamento e exclusão aos grupos sociais não dominantes.
            Mediante a situação de opressão dos dispositivos de poder diante das diferentes categorias sociais, questionamos sobre as maneiras que tais categorias que seencontram nessa situação de como podem se inter-relacionar buscando alternativas políticas na sociedade democrática contemporânea.
            Visualizaremos alguns processos de tal silenciamento de minorias sociais, emancipação social, a lógica da democracia a partir das lutas políticas e sociais. Nesse sentido privilegiou-se verificar este paradoxo e debater sobre desigualdades de grupossociais historicamente em exclusão.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 2 DESEVOLVIMENTO
 
            Com as transformações sociais entre quando havia a ditadura (onde não há eleições diretas para todas as formas de poder) e hoje com a democracia direta onde há respeito pela cidadania, que são a maior causa da expansão da modernidade, mostra-se a necessidade de compreensão sobre a áreapública e privada, mas não separando-as.
            Com as dificuldades de acesso aos direitos de cidadania, só agrava-se as problemática sociais, e aumentando assim o desprezo diante das minorias remetendo a sua invisibilidade e de sua cultura, não sendo reconhecida com questões políticas.
            As inúmeras formas de desigualdade e exclusão que estão no âmbito moderno ocidental tendem areduzir as possibilidades de emancipação social, a desigualdade e exclusão dificulta aos sujeitos pertencentes a grupos oprimidos  a afirmarem suas identidades no espaço público, assim promovendo que sofram várias formas de violência, simbólicas e físicas.
            As hierarquias sociais que antes sustentadas pelos discursos teológicos, passam a ser parte dos discursos políticos, com as múltiplashierarquizações sociais assim os Estados Modernos asseguram direitos sociais e econômicos, de modo que mantenha os níveis de desigualdade toleráveis.
           
            Devido às grandes transformações sociais serem causa e sintoma da expansão da modernidade, pouco se ampliou nessas ultimas décadas o acesso aos direitos de cidadania, mantendo as sub cidadanias. De tal maneira que algumasquestões não sejam reconhecidas como questões políticas, privilegiando somente aos lugares do poder aqueles “qualificados” para o debate político.
            Com o afastamento de alguns grupos sociais do espaço comum, público e o silenciamento destes no debate político, que se possibilitou que os ideários políticos da modernidade questionassem essa liberdade, igualdade e fraternidade quem a...
tracking img