Simulado economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4 Perguntas Fundamentais Diante da impossibilidade do atendimento pleno das necessidades humanas em virtude da escassez de recursos,quatro questões são levantadas, sendo que suas respostas envolvem o problema da escassez, nos chamamos de:

a) Quatro Perguntas Fundamentais da Economia.
4 Perguntas Fundamentais Identificar as necessidades e, conseqüentemente, o que irá satisfazê-las. Dessaforma, a sociedade deve saber que precisa produzir. Essa é a resposta à Questão:
a) O que Produzir?
4 Perguntas Fundamentais Essa questão tem a importância definida na medida em que, é impossível produzir em quantidades ilimitadas todos os bens necessários. Essa é a resposta à Questão:
a) Quanto Produzir?
4 Perguntas Fundamentais Resolve o último problema da questão da satisfação das necessidadeshumanas. Vai nos dizer de que forma será distribuído o produto de trabalho coletivo aos elementos da sociedade. Essa é a resposta à Questão:

a) Para quem produzir?
4 Perguntas Fundamentais Para que se obtenha um determinado bem ou serviço, é necessário empregar os fatores de trabalho, capital e recursos naturais. Essa é a resposta à Questão:
b) Como Produzir?
4 Perguntas Fundamentais Os trêsproblemas econômicos relativos a “o quê”, “como”, e “para quem” produzir existem:

c) em todas as sociedades, não importando seu grau de desenvolvimento ou sua forma de organização política.

4 Perguntas Fundamentais Questão

“A razão essencial da existência da Teoria Econômica é a escassez, cujo conceito refere-se à falta ou insuficiência de alguma coisa e, nas sociedades humanas,observamos que há um conflito constante entre necessidades e recursos, pois as nossas necessidades são ilimitadas, enquanto os recursos são escassos.”

Considerando o texto como motivador com relação ao conceito DOS PROBLEMAS FUNDAMENTAIS da ECONOMIA, redija uma dissertação considerando os seguintes aspectos: a pergunta, os níveis de referência e a resposta para cada questão.

Resposta:
O que e quantoproduzir? Referencial econômico;
Como produzir? Referencial tecnológico;
Para quem produzir? Referencial social;
Atividade Econômica A atividade económica gera riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, bens e serviços, tendo como finalidade a satisfação de necessidades humanas.
( X ) CERTO ( ) ERRADO

Bens Aponte aalternativa falsa. Os bens são procurados porque:
.
c) São livres.

Bens São diversos os tipos de bens e, conforme visto acima, podem ser classificados pela sua disponibilidade (bem livre ou econômico), pela sua forma de utilização (bem intermediário ou final) ou pelo seu uso (bem de consumo ou de capital). Como poderiam ser classificados, de acordo com um desses três critérios, os bens abaixo?a) Um computador utilizado em um escritório de advocacia.
b) Um automóvel de passeio de uso exclusivo do proprietário.
c) Á água utilizada em um bloco residencial.
d) O edifício que abriga uma fábrica de calçados.

Respostas
a) Bem econômico, bem final, bem de capital.
b) Bem econômico, bem final, bem de consumo (durável).
c) Bem econômico, bem final, bem de consumo (não durável).
d) Bemeconômico, bem final, bem de capital.

Bens Você poderia imaginar uma situação em que todos os bens fossem livres (não haveria bens econômicos)?

Bens livres são bens não escassos, disponíveis sem custo e em quantidade suficiente para a satisfação das necessidades ou desejos humanos. Não são vendidos e comprados
Bens econômicos são bens escassos, geralmente produzidos com uso de esforçohumano e de recursos escassos, e que têm, normalmente, um preço no mercado. Os bens econômicos têm custo de oportunidade; os livres, não.
É difícil imaginar tal situação, pois a escassez de recursos em relação às necessidades e desejos humanos é a regra geral.
Bens Em que consiste a diferença entre bem intermediário e bem final? Imagine uma fábrica da Peugeot em qualquer lugar do mundo e...
tracking img