Dsfg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A mídia atual estampa todos os dias fotos, imagens e matérias relacionadas à questão do Oriente Médio entre Israel e os palestinos na faixa de Gaza. Um breve resumo da história recente, século XX, se faz necessária, já que a saga do povo judeu está escrita no velho testamento. A origem dos conflitos por lá são mais recentes que todo passado da luta dos judeus pela sua terra. Vamos nos atersucintamente a fatos do século XX:
1-O Estado de Israel teve sua semente plantada em 1917com a Declaração Balfour, Arthur James Balfour foi primeiro ministro britânico entre 1902 e 1905. Em 1917 como Chanceler elaborou o plano de criação do estado judeu.
2-A Palestina era parte da Síria, insalubre, miserável, relegada e abandonada, sendo que após a primeira guerra sob o comando Inglês, iniciou-se acolonização da região. Foi formada força policial e juntamente com o progresso, escolas e perspectivas futuras, chegavam também judeus de todas as partes do mundo.
3-Neste momento existia já uma população árabe e poucos judeus, mas a imigração de judeus era cada vez maior e isso começa a modificar hábitos e estilos da vida na região com uma inquietação social que começa a desabrochar.
4-AInglaterra na intenção de ajudar também os árabes apoiou em uma miserável região da Jordânia a província da Transjordânia, criando uma região muçulmana e outra judia.
5-Por volta de 1920 foram iniciados conflitos armados ainda em pequena escala, com agressividade de ambos os lados.
6-Em 1945 um congresso Sionista pede o acolhimento de um milhão de judeus na região e torna-se imperativo a criação doestado de Israel.
7-Neste momento recrudescem os conflitos sociais e armados entre os povos judeus e árabes, e muito de atos terroristas de ambos os lados são criticados por grupos menos radicais de ambos os povos. Diga-se de passagem, o Sionismo tem um viés radical forte e é movimento político. O sionismo  foi fundado formalmente em 1897.
8-Em 1946, a partir do enfraquecimento da Inglaterra emplena segunda guerra, a demanda crescente por solução na região que sofria ataque de radicais de ambos os lados a ONU é envolvida no processo.
9-Em 29 de novembro de 1947, uma assembléia da ONU, presidida pelo brasileiro Osvaldo Aranha aprova a divisão da Palestina Inglesa em duas regiões.
10-Os sionistas gostaram da iniciativa, o mundo árabe não. Os conflitos pequenos se tornam uma guerrilha demaior intensidade com ataques de ambos os lados.
11-Em 14 de maio de 1948 é declarada a independência do Estado de Israel pelo então primeiro ministro David Ben-Gurion, um sionista socialista.
12-Surge o Estado de Israel  . Em Abril de 1948 uma vila árabe é atacada por um grupo radical judeu e são mortas 240 pessoas, muitas mulheres e crianças. Segundo a bela professora da USP Arlene Clamesha houve31 massacres promovidos pelos radicais judeus entre 1947 e 1948.
13-Em janeiro de 1949 é feita a primeira eleição para o parlamento de Israel.
14-Israel começa uma ampliação não oficial de suas fronteiras estabelecidas e os conflitos se exacerbam. Em abril de 1949, em torno de 700 mil palestinos viviam em campos de refugiados dentro de sua própria terra.
15-No auge da Guerra Fria , em outubrode 1956,devido a condição estratégica do Canal de Suez na região, Israel é estimulado pela França e Inglaterra e invade o Egito tomando parte do Canal de Suez. O Egito então aliado militar dos russos clamou pela ajuda do poderoso aliado, mas a Rússia aproveita a ação no Oriente Médio para invadir a Hungria. Mesmo sob tensão de um possível conflito mundial, ficaram "elas por elas".
16-Os ânimosesquentavam na região, as diferenças culturais, econômicas e sociais eram gritantes e o sangue dos dois lados já existia desde o início de pequenos embates nos anos 20. Em 1967 o eficiente serviço secreto de Israel detecta uma união do mundo árabe, quatro combatentes e quatro apoiadores, para uma provável invasão. Israel ataca sem piedade em 05 de Junho de 1967 na Guerra dos Seis Dias .
17-Israel...
tracking img