Simbolo da fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Símbolo da Fisioterapia
Neste fim de semana ao reler uma edição antiga da super interessante sobre a maçonaria e seus símbolos, me dei conta de que eu não conhecia o significado do símbolo de minha própria categoria profissional. Por causa disso, arregacei as mangas, estalei meus dedos e pus-me a fuçar a internet em busca do significado perdido do símbolo da fisioterapia.

Logo de cara fizuma busca no google com as palavras fisioterapia e símbolo, mas tudo o que encontrei foram algumas explicações vagas e superficiais. Eu gosto de ler sobre mitologia e culturas antigas, e muito embora não seja especialista, sei que o simbolismo envolvido na figura que representa a fisioterapia não se restringe apenas a “serpente verde, símbolo da saúde e raio amarelo, símbolo da iluminação.”
Assim,resolvi eu mesmo investigar um pouco de mitologia greco-romana e investigar também os símbolos de outras profissões da área da saúde. Obviamente, por não ser especialista, minha explicação também é superficial, mas com certeza mais abrangente do que a maior parte das explicações disponíveis na web.

Vale um detalhe histórico: O símbolo brasileiro foi inicialmente elaborado pelo fisioterapeutaCarlos Alberto Esteu Tribuzy, em 1965, e era ligeiramente diferente da atual. (acesse este link e saiba mais) O símbolo da fisioterapia, nos padrões que conhecemos hoje, foi definido em fevereiro de 2002, e é basicamente composto por duas serpentes entrelaçadas em espiral em volta de um raio. Vale notar que esta imagem está inserida em uma moldura, mais exatamente um camafeu de fundo branco.Agora vamos a simbologia desta imagem:

Duas serpentes verdes entrelaçadas:
De forma geral, a serpente representa o poder, a ciência, a sabedoria e a transmissão do conhecimento compreendido de forma sábia. Também é um símbolo da cura porque periodicamente abandona sua pele velha e aparentemente renasce, da mesma forma que os médicos removem a doença dos corpos e rejuvenescem os homens, e alémdisso, a serpente é um símbolo de atenção concentrada, o que era requerido dos curadores. A serpente é um símbolo que acompanha todas as divindades médicas.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/contagio/contagio-5.php

O símbolo das duas serpentes, a direita e a esquerda, são de aspecto simbólico com o diurno e o noturno, o benéfico e o maléfico. Elas simbolizam o equilíbrio dastendências contrárias em torno do eixo do mundo.
A simetria bilateral, como a balança de Libra, expressa sempre a mesma idéia de equilíbrio ativo, de forças adversárias que se contrapõem para dar lugar a uma forma estática e superior. Destaca-se a ambivalência no aspecto duplo da cura e da ameaça, lembrando a grande máxima médica, de Hipócrates, “Primo non nocere”, ou seja, primeiro não lesar.
Fontes:http://www.cafeesaude.com.br/medicina_artigo.htm
http://www.uefs.br/portal/colegiados/contabilidade/menus/simbolos-da-contabilidade

Diz a mitologia grega que Asclépio (deus da medicina e da cura) , filho de Apolo e da ninfa Coronide, fora adotado e criado pelo Centauro Quíron, que ensinou-lhe a arte da cura.
Asclépio, dotado de invulgares capacidades (e nomeadamente de sentido deobservação), cedo superou o seu mestre em matéria de conhecimentos médicos.
"Certo dia uma serpente surgiu-lhe no caminho, enrolando-se na vara que ele [empunhava]. Asclépio deitou-a por terra e matou o animal. Acontece que, miraculosamente, apareceu uma segunda serpente. Esta trazia na sua boca uma certa planta, com a qual ressucitou o réptil morto. Este acontecimento, carregado de simbolismo, foi paraAsclépio uma revelação. A revelação das virtudes medicinais. E assim, encontramos aqui a origem do caduceu (duas serpentes enroladas à volta de uma vara), que se tornou no emblema do corpo médico"
Fonte: http://www.ensp.unl.pt/lgraca/textos2.html

Para enriquecer um pouco mais nossos conhecimentos sobre mitologia, segue abaixo a gentil colaboração do colega fisioterapeuta Geraldo Barbosa, do...
tracking img