simbolismo

Páginas: 3 (559 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2014
1- Quais as características do simbolismo?
- Ênfase em temas simbólicos, imaginários e individuais;
- Caráter individualista;
- Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo eNaturalismo;
- Estética marcada pela musicalidade;
- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteraçãoe a assonância.
2- Simbolismo: contexto histórico e cultural.
Com os olhos fechados ao mundo os poetas simbolistas buscam no seu interior a tentativa de solucionar os dramas dos conflitosexistentes. Os simbolistas não veem mais sentido na realidade em sim mesma, e, sim naquilo que sua intuição diz sobre ela. Desse modo, predominam nas obras: Imodicidade e delírio, Sugestão, Musicalidade eSublimação. Assim, a poesia torna-se anti-intelectual e antirracional. No Brasil, o início do Simbolismo dá-se com a publicação de “Missal e Broquéis” de Cruz e Souza. Esse estilo desenvolve-se mais NoRio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.
3- Simbolismo no Brasil/ Portugal.
A poesia parnasiana tem destaque no início da republica, quando a elite brasileira, entusiasmada com o progressonacional e indiferente as condições devidas da população, busca um modelo de “civilidade” e de distanciamento da realidade nacional.
Na década de 1890, no entanto, poetas de várias partes do paísidentificam-se com a estética simbolista desenvolvendo-a, embora sem conquistar a crítica e os leitores da época.
Com a publicação de Aoristos, de Eugenio de Castro, em 1890, inicia-se oficialmente oSimbolismo português, durando até 1915, época do surgimento da geração Orpheu, que desencadeia a revolução modernista no país, em muitos aspectos baseada nas conquistas da nova estética.
Conhecidos comoadeptos do Nefelibatíssimo (espécie de adaptação portuguesa do Decadentismo e do Simbolismo francês), e, portanto como nefelibatas (pessoas que andam com a cabeça nas nuvens), os poetas simbolistas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • simbolismo
  • Simbolismo
  • Simbolismo
  • Simbolismo
  • O simbolismo
  • Simbolismo
  • SIMBOLISMO
  • Simbolismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!