Silvio santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA


De que maneira as questões ambientais podem refletir na lucratividade das empresas? E de que maneira o marketing ambiental contribui para uma maior e melhor participação da empresa no mercado?

1.2 HIPÓTESE


Empresas que se engajam na causa ambiental são mais lucrativas.

1.3 OBJETIVO GERAL

Mostrar ao administrador de empresas aimportância da gestão e do marketing ambiental para o crescimento e lucratividade da organização.

1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


- Mostrar a necessidade de um desenvolvimento sustentável;
- Destacar como empresas podem contribuir com o meio ambiente e a sociedade por meio de uma boa gestão ambiental; e
- Verificar de que forma o marketing ambiental melhora a imagem da empresa.

1.5 JUSTIFICATIVAA importância do tema está em mostrar de que forma a responsabilidade ambiental e o marketing ambiental podem ser vantajosos para as empresas, gerando novas oportunidades de negócios, sendo favorável frente aos concorrentes e proporcionando qualidade de vida à sociedade.


2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1 SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Segundo Souza (1992), um novo pensamento se apresenta ao mundocom pretensões de universalidade, o ecológico questionando o desenvolvimento e os modelos da sociedade. Esse desafio é apresentado como necessidade de se repensar o desenvolvimento na sua dimensão social. Recoloca a crítica dos sistemas existentes, forçando o capital a se confrontar com o meio ambiente, que pretendeu e ainda pretende subordinar em sua realização. O pensamento ecológico estadizendo ao capital que antes dele vem a relação com a natureza, diante da qual o capital é apenas uma criança brincando de Criador, sem idade e sabedoria para isso.

Para Svedin (1987) “o desenvolvimento sustentável não representa um estado estável de harmonia, mas, antes, um processo de mudança, no qual a exploração de recursos, a dinâmica dos investimentos e a orientação das inovações tecnológicas einstitucionais são feitas de forma consistente face às necessidades tanto atuais quanto futuras”.

O conceito de desenvolvimento sustentável emergiu na década de 1980, com a publicação do documento “Nosso futuro comum” elaborado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada em 1987. De acordo com esse documento, o desenvolvimento sustentável é “odesenvolvimento que garante o atendimento das necessidades do presente sem comprometer a habilidade das gerações futuras de atender suas necessidades” (CNUMAD apud MUELLER, 1996, p. 262). Em seu conceito mais amplo, o desenvolvimento sustentável é entendido como o crescimento econômico permanente, unido ao desenvolvimento econômico com vistas a melhorias nos indicadores sociais, ao mesmo tempo em quecontribui para a preservação ambiental.

Foladori e Tommasino (2000) estudaram a questão social e ambiental e, devido à grande diversidade de concepções sobre o desenvolvimento sustentável, dividiram os enfoques em três grandes grupos: (I) sustentabilidade exclusivamente ecológica; (II) a sustentabilidade ecológica e social, em que a parte social é um veículo para chegar a sustentabilidadeecológica; e (III) a sustentabilidade deve ser realmente social e ecológica em forma de co-evolução. O que há em comum nesses três grupos é a sustentabilidade ecológica e a sustentabilidade ambiental. O artigo de Faladori e Tommasino constata que a pobreza não é um problema ambiental, mas ela acaba causando efeitos sobre o meio ambiente. Eles identificam como problemas sociais e ambientais a escassezde água potável, técnicas produtivas depredadoras e falta de alimentos e sugerem como melhoria, “técnicas sustentáveis, tecnologias limpas ou verdes, melhor aproveitamento dos resíduos, aumento da produtividade e do uso dos recursos naturais e troca de uso dos recursos não renováveis por renováveis” (FOLADORI; TOMASINO, 2000, p. 11).


2.2 GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL

A gestão ambiental é...
tracking img