Silencio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
(complemento de SILENCIO MAÇON)

Platão, chamado a ensinar a arte de conhecer os homens, assim se expressou: “os homens e os vasos de terracota se conhecem do mesmo modo: os vasos, quando tocados,têm sons diferentes; os homens se distinguem facilmente pelo seu modo de falar”.
A palavra é o elemento que identifica o Homem e é a síntese de todas as forças vitais; é o elemento que interligatodos os planos, do mais denso ao mais sutil. A palavra está intimamente ligada ao silêncio, outra sublime expressão da psique humana.
À primeira vista, o silêncio poderia parecer um condicionamento e umcastigo. Na realidade, o silêncio, a meditação e o raciocínio, são a única via que leva à libertação das paixões e dos maus pensamentos. Além de exercitar a autodisciplina, em seu silêncio o Maçomapreende com muito maior intensidade tudo o que ouve e tudo o que vê.
Pelo silêncio, a Maçonaria estimula os Irmãos a desenvolver a arte de pensar, a verdadeira e nobre Arte Real. Deste modo, osilêncio em Maçonaria não é meramente simbólico e não é também um meio de castrar a iniciativa dos Irmãos. O silêncio é indispensável e decisivo no processo de lapidação da Pedra Bruta e no aperfeiçoamentointerno dos Irmãos.
Certamente que o Grande Arquiteto do Universo ilumina e abençoa a todos os que pensam mais do que falam, pois estes espiritualizam a sua matéria, e são os Seus filhos mais diletos.A Lei do Silêncio nada mais é do que um perpétuo exercício do pensamento.
Enfim, o silêncio é a virtude maçônica que desenvolve a discrição, corrige os defeitos, permite usar a prudência e atolerância em relação aos defeitos e faltas dos semelhantes.

(complemento de CONCLUSAO)

O sigilo, combinado com uma dose normal de trabalho, inteligência, conhecimento e sugestões do Eu interior, trazsucesso em nossos empreendimentos materiais e espirituais. Sigilo exige silêncio, pois no silêncio nos chegam as maiores dádivas de Deus. No silêncio, podemos comungar com nos
so Eu interior e...
tracking img