Siab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
No dia 18 de novembro, estava previsto no cronograma como a décima segunda atividade o levantamento da produção de serviços e recursos humanos. Entretanto, ocorreu a palestra com a coordenadora desaúde da família do município de Maceió sobre o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).
Embora, esse sistema seja substituído pelo Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB) napalestra tentamos compreender como era antes para entender melhor o porquê dessa mudança. O SIAB é de acordo com o Portal do Ministério de Saúde um software desenvolvido pelo DATASUS em 1998, que servepara agregar, armazenar e processar as informações relacionadas à Atenção Básica usando como Estratégia de Saúde da Família. Dessa forma, o Ministério da Saúde tem o controle sobre como esta cadaunidade de cada município, avaliar o resultado do trabalho de cada município e, assim, decidir como repassará as verbas , através da obtenção de dados oferecidos pelo software do SIAB. Também éimportante para a própria equipe de cada UBS, uma vez que através desse sistema podem-se traçar metas, acompanha-las e intervir quando necessário.
Também foi mostrado todos os tipos de fichas que se usa noSIAB, algumas já analisadas na nossa UBS, detalhando cada uma. Os dados desse sistema são divididos por meio dessas fichas. Há quatro tipos: Ficha A (ficha de cadastramento das famílias, a maisimportante por ser a porta de entrada no programa); Ficha B (fichas de acompanhamento, principalmente do grupo de risco); Ficha C (acompanhamento de crianças); e Ficha D (registro de atividades,procedimentos e notificações).
Desse jeito, há um excesso de preenchimento de fichas por parte dos Agentes Comunitários de Saúde que é desnecessário em tempo da informatização. Por essa razão, há a troca dessesistema ultrapassado pelo SISAB que será tudo digitalizado. Mesmo assim, o modo como serão os atendimentos e consultas continuarão do mesmo jeito.
Ao término da palestra, ficou clara a intenção...
tracking img