SIAB

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB

Sistema de Informação Atenção Básica é um sistema (software), desenvolvido pelo DATASUS em 1998, cujo objetivo centra-se em agregar, armazenar eprocessar as informações relacionadas à Atenção Básica (AB) usando como estratégia central a Estratégia de Saúde da Família (ESF).
É por meio das informações coletadas pelo software do SIAB que oMinistério da Saúde toma decisões de gestão da Atenção Básica em nível nacional. Entretanto, o SIAB não deve ser compreendido e utilizado somente para esse fim. Este sistema é parte necessária daestratégia de SF, pois contém os dados mínimos para o diagnóstico de saúde da comunidade, das intervenções realizadas pela equipe e os resultados sócio-sanitários alcançados. Dessa forma, todos osprofissionais das Equipes de Atenção Básica (EAB) devem conhecer e utilizar o conjunto de dados estruturados pelo SIAB a fim de traçar estratégias, definir metas e identificar intervenções que se fizeremnecessárias na atenção da população das suas respectivas áreas de cobertura, bem como avaliar o resultado do trabalho desenvolvido pela equipe.
As fichas que estruturam o trabalho das EAB e que produzem osdados que compõem o SIAB são utilizadas para realizar o Cadastramento, Acompanhamento Domiciliar e para o Registro de Atividades, Procedimentos e Notificações das pessoas adscritas nos territórios dasEAB. Estas fichas são organizadas conforme lista abaixo:
Ficha para cadastramento das famílias (Ficha A);
Ficha para cadastramento das famílias (Ficha A);
Ficha de gestantes (Ficha B-GES);
Fichade hipertensos (Ficha B-HA);
Ficha de diabéticos (Ficha B-DIA);
Ficha de pessoas com tuberculose (Ficha B-TB);
Ficha de pessoas com hanseníase (Ficha B-HAN);
Ficha para acompanhamento dacriança – Ficha C (Cartão da Criança);
Ficha para registro de atividades, procedimentos e notificações (Ficha D).
Antes de registrar/digitar as informações no SIAB, as fichas preenchidas pelos...
tracking img