Short breaks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendências da população portuguesa em relação ao produto turístico Short Breaks

BRUNO MIGUEL PEREIRA FORTUNATO [bmpf.bruno@gmail.com]
HUGO MIGUEL FRAZÃO FREIRE [hugomiguelfreire@gmail.com]

Resumo:
A elaboração deste trabalho tem como principal objetivo entender a temática dos Short Breaks. Ou seja, em que consiste, quais as suas tendências, as suas características, e quais as principaismotivações ou fatores que fazem com que as pessoas adiram a este tipo de produto. De facto, entendemos que este é um tema atual, e que vai ganhando uma cada vez maior notoriedade nos dias que correm. Assim, é necessário elaborar um estudo sobre os diversos fatores que caraterizam e formam este tema e desenvolver métodos de pesquisa adaptados a este tipo de atividade turística. Primeiramente, foielaborada a recolha dos diversos dados bibliográficos que continham informações preponderantes para a nossa investigação. De seguida, iremos elaborar e aplicar um questionário, por forma a averiguar quais as preferências e hábitos dos consumidores portugueses no que diz respeito a este tipo de produto. Resultante desde mesmo questionário, existirá uma breve descrição de todos os dados que foramrecolhidos.

Palavras Chave:
- Short Breaks; Períodos curtos de férias; Motivações; Preferências e Tendências;

Abstract:
The elaboration of this work has as main objective, to understand the theme of Short Breaks. It’s concept, what sort of tendencies, it’s characteristics, and what are the main reasons of factors that make people buy and enjoy this type of product.
In fact, we understandthat this is an current theme, which is gaining a growing reputation nowadays, and it’s necessary to study on the various factors that characterize and form this topic, and develop research methods adapted to this type of tourist activity. Firstly we collected several bibliographic databases containing information that would be prevalent to our research. Then we have developed and implemented aquestionnaire, in order to ascertain the preferences and habits of the Portuguese consumers regarding this type of product. From the same questionnaire, there is a brief description of all data that were collected during this study.

Keywords:
-Short Breaks ; Short Periods of holidays; Motivations ; Preferences and Trends;

Introdução:

As perspetivas futuras para a área do Turismo a nívelmundial, incluindo a contribuição deste para o desenvolvimento social e económico, são cada vez mais importantes. De facto, verifica-se a existência de um volume cada vez mais significativo da procura estimulada pelo aumento dos rendimentos disponíveis, do crescimento continuado dos mercados emergentes e tradicionais, das mudanças sociais e tecnológicas, da cada vez maior diversificação dos destinose da liberalização deste sector. Segundo alguns dados dados da Organização Mundial do Turismo, o turismo internacional moveu no ano de 2007, praticamente 900 milhões de turistas sendo que destes resultaram cerca de 733 mil milhões de dólares em receitas. Mas voltando as perspetivas futuras para área do Turismo, segundo algumas previsões (OMT), para o ano de 2020 teremos cerca de 1,6 mil milhõesde turistas internacionais o que irá implicar uma taxa de crescimento ao ano na ordem dos 4%. Esta mesma previsão, indica que os destinos da Ásia, Médio Oriente e África são aqueles cujo crescimento será mais significativo, sendo que na Europa e América o crescimento será de menor proporção. No que toca, a Portugal o futuro do Turismo aparenta ter uma perspetiva bastante risonha. De facto, segundoas mesmas previsões da OMT, Portugal deverá receber no ano de 2020 cerca de 16 milhões de turistas registando assim uma média de crescimento anual na casa dos 2,2 %. No entanto, apesar do crescimento cada vez mais gradual, Portugal ainda terá de enfrentar algumas dificuldades para conseguir acompanhar alguns países da Europa no que toca á receção de turistas. Assim, será necessário inovar cada...
tracking img