Sgbd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Banco de Dados

CAPÍTULO I – Bancos de Dados
Dados e Informações
“Dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” 1. O funcionamento das organizações gera grandes quantidades de dados. Mas, para o processo de tomada de decisões, os dados não apresentam uma importância direta, pois as pessoas podem não compreender o significado desses dados, da maneira como eles sãoapresentados. Quando compreendemos o significado dos dados, esses se transformam em Informações, a matéria prima para a tomada de decisão. Daí podemos deduzir algumas coisas importantes. Para a tomada de decisão dentro das organizações, necessitamos obter informações, mas essas dependem fundamentalmente dos dados existentes interna e externamente a essas organizações. Além disso, os dados são amatéria prima e o resultado das transações que as organizações realizam no seu dia-a-dia, para realizar os seus negócios. Portanto, é vital para que as organizações possam funcionar normalmente que dados, que apresentem importância para essas organizações, sejam armazenados de forma organizada e segura.

Banco de Dados
Banco de Dados é um “aplicativo que armazena dados de uma forma organizada e quepermita a recuperação desses dados”. Os Bancos de Dados podem ser Integrados e Compartilhados. Eles são Integrados, quando representam a unificação de diferentes arquivos de dados e são Compartilhados quando permitem que mais do que uma aplicação acesse os dados armazenados nele. Além disso, eles devem procurar evitar a Redundância e a Inconsistência. A Redundância, ou seja, o armazenamento domesmo dado em diferentes locais, é algo útil para efeito de segurança (funciona como um backup dos dados), mas ela pode apresentar um problema inaceitável para o processo de armazenamento de dados: a Inconsistência. Um tipo de inconsistência que os Bancos de Dados apresentam é quando os mesmos tipos de dados são armazenados em locais diferentes (por exemplo, o endereço de um cliente), mas apresentavalores diferentes em cada um dos locais (por exemplo, o cliente atualizou o seu endereço, mas o processo só ocorreu em um dos locais de armazenamento dos dados). Dessa forma, podemos deduzir que, nos Bancos de Dados, a redundância pode ser aceita (apesar de apresentar outro problema, que é o aumento do espaço necessário para armazenar esses dados), mas a inconsistência deve ser evitada de qualquermaneira.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento Empresarial: Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. p. 2.

1

1

Banco de Dados Histórico dos Bancos de Dados
Inicialmente, os dados necessários ao funcionamento das organizações eram armazenados em Arquivos, que são agrupamentos de dados armazenados em algum dispositivo dearmazenamento físico, e para acessar esses dados e utilizá-los no dia-a-dia, eram criadas Aplicações (programas de computador).

O problema dessa abordagem é que cada tipo de aplicação possuía o seu arquivo de dados. Vejamos, imagine uma empresa de manufatura, onde existem arquivos armazenando dados referentes ao projeto do produto (Departamento de Engenharia), aos detalhes dos componentes doproduto (Departamento de Compras) e aos detalhes de montagem do produto (Departamento de Produção). Cada um desses departamentos possui a sua aplicação específica e, portanto, seu arquivo de dados específico. Mas, quando um novo produto é criado pelo Departamento de Engenharia é necessário que os dados dos componentes desse produto sejam enviados para os Departamentos de Compra e de Produção. Comoesse modelo de armazenamento não permite que uma aplicação acesso o arquivo de dados da outra, os dados eram transferidos na forma de papel impresso para o outro departamento e digitados novamente, na outra aplicação. Essa redundância de dados não existia devido a preocupação com a segurança, mas sim por uma questão técnica, o que levava a grandes quantidades de dados idênticos sendo armazenados...
tracking img