Preconceito na literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE EDUCAÇÃO –DEPARTAMENTO DE TEORIA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Preconceito e LiteraturaInfantil

A importância de se educar a criança desde cedo contra o preconceito seja ele qual for é grande. Uma das principais maneiras de nos inserirmos na mente e no imaginário das crianças éatravés da literatura infantil. É através dela que de maneira lúdica conseguimos transmitir mensagens importantes sobre o que pode ou não fazer. E como queremos “combater” o preconceito se através dealgumas histórias ele se encontra de maneira específica e agressiva?
É necessário que haja uma análise sobre essas histórias, pois muitas vezes o autor no momento em que escreve muitas vezes não se dáconta da maneira preconceituosa que descreve o enredo e muitas vezes esta história acaba sendo publicada sem que ninguém analise antes. Por exemplo, foi publicada uma história onde a autora cita umdeficiente físico como “aleijado”. Não consigo imaginar que isso possa ter acontecido propositalmente. Agora, quando a história utiliza por como exemplo algum deficiente seja ele qual for, de maneiraque façam com que este leitor entenda e absorva que somos todos iguais com direitos e deveres e oportunidades que deveriam ser igualmente distribuídas e que apresentar uma limitação seja ela qual fornão torna este deficiente menor ou com menos possibilidades, direitos e deveres que alguém que não possua nenhuma deficiência.
Mas de que maneira agir perante escritores e editoras, que não realizam sequer uma leitura antes de publicar uma obra, e faze-los entender a importância que a literatura infantil tem sobre uma criança e que através dela são desenvolvidos conceitos, estereótipos e...
tracking img