Sexualidae na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elaboração do Projeto Sexualidade na Adolescência: A capacitação do professor para as manifestações sexuais na escola
“A escola foi o lugar eleito para inserir, no processo educacional, a educação preventiva. (...) O trabalho de educação preventiva ligado à sexualidade envolve a definição de diretrizes que contemplem a formação integral do adolescente e a participação efetiva de todos osintegrantes do universo escolar. Na realização da orientação sexual, são fundamentais, para a credibilidade das ações preventivas, posturas seguras e assertividade”. Gherpelli (1996, p. 61)



1. INTRODUÇÃO

Esse projeto se propõe a apresentar as abordagens dos adolescentes em relação ao inicio da puberdade e sexualidade dentro do contexto escolar, sendo trabalhado no presente projeto suascuriosidades, suas descobertas, suas manifestações em relação a este assunto, assim como descobrir o papel do professor em meio a essas dúvidas decorrentes da idade dos seus alunos, e como ele interage tentando resolve-las, assim saber se a escola em geral está preparada para auxiliar os jovens dentro dessa questão que atingi à todas as escolas.
O tema foi escolhido pelo fato de que nos diasde hoje o assunto que envolve a sexualidade vem sendo apresentado desde muito cedo as crianças, que quando estão entrando na fase da adolescência sentem a necessidade de representar o que foi visto até o momento, que é explicito claramente pela mídia, sem nenhum pudor, dessa forma o local onde o pré adolescente está em maior contato com outras pessoas que pensam igual, tem curiosidades em comume acabam passando a maior parte de seu dia é dentro da escola, e é nela onde eles se deparam fortemente com a realidade, deixando de ver na televisão para vivenciar essas descobertas.
É de grande importância lidar com esse tema dentro do contexto escolar e capacitar o professor a lidar com todos os tipos de assuntos, dessa forma ajudará disciplinando o aluno a conciliar a curiosidade denamoros, paqueras com a responsabilidade dos estudos, prevenindo-os de doenças e até mesmo de uma gravidez indesejada, visto que a escola é uma forma de socialização secundária e deve preparar a criança e o adolescente para uma vida adulta, ajudando o aluno ao conhecimento de sua própria identidade como também da construção da mesma.
Visto assim, nossa proposta é fazer com que o preparo doprofessor e o auxilio da escola seja fundamentalmente imposto na vida dos alunos de maneira bem preparada e elaborada, partindo de conceitos de uma escola nova e não tradicional, considerando aspecto psicológico, social e biológico, e que o aluno possa expressar de forma madura e responsável a sexualidade fortemente vivida nessa fase da adolescência, sem comprometer seus estudos, porque apesar deatualmente se acreditar que temas relacionados a sexualidade, estão sendo mais debatidos, muitos jovens ainda não se sentem à vontade para expor suas dúvidas e sentimentos, tanto na família quanto na escola, é onde sem a orientação adequada eles em silêncio manifestam seus desejos, estando expostos a problemas futuros.
Assim dentro do contexto abordado, o presente trabalho problematizouque as questões relacionadas a sexualidade influenciam num aspecto fundamental a história, personalidade, caráter e muitas vezes a moral da pessoa. E que o processo educativo cedido no ambiente escolar é de grande importância visto que seu dever é informar e relacionar o seu aluno o deixando um pouco mais livre de dúvidas, e o faça respeitando de forma a aceitar seja qual for sua opção sexual e nãodesmoralizando diante suas questões, livrando-os de prejuízos futuros, porém, de fato o problema é que a escola e seus educadores carecem de informações ao lhe dar com as diversas dúvidas que são apresentadas por seus alunos diante as relações interpessoais que nos tempos atuais são vividas pelos jovens. Percebemos assim que a escola ainda sente se retraída ao tratar de assuntos como a...
tracking img