Setor financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SETOR FINANCEIRO
Descrição: O Setor Financeiro tem como função zelar pelos recursos financeiros da instituição, sendo responsável pela preparação, acompanhamento e execução do orçamento, bem como pelo registro de todas as movimentações dos recursos que envolvam valores monetários.
http://www.xerem.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=116&Itemid=165
O trabalho naárea financeira exige alguma habilidade para a matemática, além de raciocínio lógico e concentração. Afinal,esse é um setor que lida com registro e movimentação de valores, pagamentos, cálculos variados e, não é preciso dizer, qualquer erro pode representar um prejuízo para a empresa.

Imagine um funcionário que se distrai com facilidade trabalhando numa sala com várias outras pessoas. Um colega aolado comenta o resultado do campeonato de futebol e o cheque previsto para ser depositado no dia 10 de março acaba sendo descontado no dia 15 de fevereiro. Concentração e disciplina são requisitos importantes para qualquer trabalho administrativo, mas na área financeira a dose de atenção e responsabilidade deve ser ainda maior.

Funções do Departamento Financeiro

Para que uma empresa continuea se desenvolver e crescer, é fundamental aplicar o dinheiro de forma eficiente, distribuindo-o por todos os setores ou departamentos. Cabe ao departamento financeiro lidar com os recursos da empresa. Observe que utilizamos a palavra recursos em vez de dinheiro, pois nem sempre os negócios movimentam dinheiro em espécie. Muitos bens (máquinas, imóveis, veículos) e alguns outros papéis (ações,debêntures) também podem fazer parte de negociações e permutas, pois têm um valor monetário que representa um montante em dinheiro.

Quanto às funções do departamento financeiro, geralmente elas se dividem em planejamento financeiro, aquisição e controle de recursos e distribuição de recursos. Veremos cada uma dessas funções detalhadamente a seguir.

Planejamento

O planejamento no departamentofinanceiro tem como objetivo, de modo geral, fazer com que as metas estabelecidas pela direção de uma empresa sejam alcançadas. Para que isso aconteça, é preciso definir:

• Como realizar as ações necessárias.
• Quando elas precisarão ser executadas.
• Por quem serão feitas.
• Quanto isso vai custar.

No último item, cabe ao departamento financeiro analisar as várias alternativas deinvestimento, observando qual delas é a menos onerosa e estabelecendo o montante de recursos que será investido.

Em síntese, o planejamento financeiro precisa apresentar a fonte dos recursos, ou seja, de onde sairá o dinheiro necessário para se realizar o que foi planejado. Algumas possibilidades seriam:

• Utilizar uma parte dos lucros da empresa. Nesse caso, em vez de distribuir o lucro aosacionistas ou sócios, esse dinheiro é guardado para ser aplicado no investimento.
• Efetuar um empréstimo bancário. Porém, muitas vezes, em função das taxas e dos juros cobrados, pode não ser uma boa opção.
• Dispor de mais dinheiro por parte dos sócios ou acionistas.Dependendo da sua importância para o crescimento do negócio, seria possível que os sócios se interessassem em empregar mais dinheiro nonegócio.
• Vender algum bem de seu patrimônio. Nesse caso, seria importante analisar se a venda desse bem não iria trazer algum prejuízo à realização das atividades da empresa. Por exemplo, não seria interessante a empresa vender o automóvel que faz a entrega dos produtos nos domicílios dos clientes, se ela não tiver outro veículo para realizar o trabalho.

Cabe também ao departamentofinanceiro analisar a viabilidade de um projeto ou de um investimento específico. Isso porque, às vezes, tem-se a intenção de se realizar uma atividade e, após estudo e análise, verifica-se que é impossível realizá-Ia por muitas razões, dentre elas a questão financeira. Um projeto pode ser muito bom, mas, se o montante de recursos necessários ao seu empreendimento for superior à capacidade financeira...
tracking img