Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.
Ciência da Computação

ALISSON GEROTTI SANTOS RA: 6814004267
FILIPE DE OLIVEIRA SANTOS RA: 6818463560
LUCAS TAFAREL BAQUIAO DOS SANTOS RA: 6267248289
RENAN CORREIA CARINTA RA: 6814004311

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Prof. Pedro Luís Antonelli

LIMEIRA
2013

Sumário

RELATÓRIO 1- TIPOS DE SISTEMASOPERACIONAIS 3
1.1 Sistema Operacional para o servidor 3
1.2 Sistemas operacionais para estações de trabalho 4
1.3 Sistemas operacionais para smartphones e tablets 6
Referências 8

RELATÓRIO 1- TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
1.1 Sistema Operacional para o servidor

    Dentro de uma empresa, algumas coisas são primordiais, como por exemplo, a segurança, a integridade dos dados, os limites paracada tipo de usuário, enfim, algumas coisas precisam ser levadas em conta na hora de escolher um servidor. Pensando nisso, escolhemos uma distribuição de GNU/Linux para fazer o serviço de servidor.
    A distribuição escolhida foi o DEBIAN, na versão squeeze 6.0, que a versão estável mais recente. Escolhemos esse sistema operacional, porque ele supre todas as necessidades citadas acima, e aindatem a vantagem de ser um sistema operacional totalmente gratuito.
    Além das vantagens citadas acima, podemos citar as seguintes características. Por se tratar de um sistema Linux, não é muito fácil invadi-lo, conta com um forte sistema de segurança tanto em senhas, como na própria estrutura do sistema, afinal, para alterar as configurações dele, é necessário profundo conhecimento. Em setratando de uma empresa, pode-se deduzir que precisaremos de um sistema que consiga gerenciar serviços de e-mail, impressões, controle dos usuários, proxy, DNS, firewall, com o Debian, é possível configurar tudo isso.
    Além disso, temos ainda a vantagem de poder personalizar o sistema somente com o que necessário para o cliente, de modo que ele fique mais rápido.
    Um ponto fraco deste sistema éa dificuldade na instalação, que é feita via modo texto, porém, depois de configurado, dificilmente irá apresentar falhas ou erros.
    É um sistema muito eficaz quanto à gerência de processos e memória, conta com um serviço de escalonamento de processos que identificam os processos que deverão ser executados em cada momento, não desperdiçando tempo de processamento. Quanto à memória, quando háespaço sobrando, pode ser usado como cache, distribuindo a memória conforme a necessidade para o processador.
    Depois de pesquisar entre algumas distribuições Linux, e entre alguns concorrentes, como o Microsoft Windows Server, decidimos escolher este sistema, por ser o mais eficiente quanto às nossas necessidades.

1.2 Sistemas operacionais para estações de trabalho

Foi escolhido doissistemas operacionais ideais para as estações de trabalho, Ubuntu e o Windows 7, onde cada sistema operacional possui características essenciais para os desktops da empresa.

Ubuntu

Para as estações de trabalho o sistema operacional Linux com a distribuição Ubuntu, é o ideal para a empresa, o principal motivo da escolha é por causa que o sistema operacional é totalmente gratuito, até mesmo a suaversão empresarial.
O "software" é desenvolvido pela comunidade Ubuntu, que tem como filosofia a liberdade para personalizar e alterar o programa da maneira que lhes convier, e como já foi mencionado é totalmente gratuito e disponibilizado em diversas línguas. Inclui também as melhores traduções e infraestrutura de acessibilidade que a comunidade de software livre tem a oferecer, sendo útil parao maior número possível de pessoas, além de ter novas versões a cada 6 meses, podendo ser utilizado a versão estável ou a que está em desenvolvimento. Ubuntu além de ser gratuito, disponível em diversas línguas, ele é um sistema muito seguro pois sempre há atualizações de segurança, além de conter um firewall embutido para aumentar ainda mais a segurança quando precisar acessar uma conta...
tracking img