setor externo

Páginas: 6 (1352 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
Setor externo

A constatação da importância do setor externo no funcionamento das economias nacionais levou ao surgimento de importante ramo de estudo da teoria econômica denominada “Economia Internacional”. A economia internacional estuda os impactos macroeconômicas das relações entre os países. Um aspectos é a relação que envolve moedas diferentes, colocando-se assim um segundo grupo dequestões para economia internacional, relativos a taxa de cambio.
Todos os países mantêm relações comerciais e financeiras com o resto do mundo. Nenhum país produz internamente todos os bens e serviços, nem dispõe de todos os insumos de que necessita. À medida que a economia de mercado se expandiu para o mundo inteiro, essas relações se intensificaram. Um país realiza diversas transações com resto domundo envolvendo compra e venda de bens e serviços, compra e venda de ativos, entre outros.
O balanço de pagamentos de um país é um resumo contábil das transações econômicas que esse país faz com o resto do mundo, certo período de tempo com base nesse balanço pode se avaliar a situação econômica internacional do país. Ele registra total de dinheiro que entra no país, na forma de importações eexportações de produtos, serviços e capital financeiro, bem como transferências comerciais.
Balança Comercial: essa conta compreende basicamente o comércio de mercadorias. Se as exportações FOB ( isto é, isentas de fretes e seguros) excedem as importações FOB, tem-se um superávit no balanço de comércio, caso contrário, há um déficit.
B. Balanço de Serviços e Rendas: registram-se todos os serviçose rendas pagos e/ou recebidos pelo país. A conta de serviços é desmembrada em uma série de subitens que procuram diferenciar as transações. Entre outros itens que compõe a conta de serviços se destacam: as contas referentes a transporte e seguros e Contas de rendas referente aos rendimentos do fator trabalho (salários e ordenados) e as rendas investimentos.
Serviços: Relaciona os serviçosrelativos a transportes, viagens internacionais, seguros, financeiros, computação e informações, royalties e licenças, aluguel de equipamentos, serviços governamentais e outros serviços. Os serviços financeiros compreendem as intermediações bancárias, tais como corretagens, comissões, garantias e fianças, e outros encargos acessórios sobre o endividamento externo.
Renda: Registra a remuneração dotrabalho assalariado (salários e ordenados) e as rendas de investimentos, que correspondem à remuneração das modalidades de aplicação detalhadas na conta financeira. Assim, as rendas de investimento direto abrangem os lucros e dividendos relativos a participações no capital de empresas e os juros correspondentes aos empréstimos Inter companhias nas modalidades de empréstimos diretos e títulos dequalquer prazo. Não incluem os ganhos de capital, classificados como investimento direto na conta financeira.
Transferências Unilaterais Correntes (conta de donativos): registram as doações interpaíses. Os donativos podem ser em divisas ou em mercadorias. Transferência de bens e moedas para consumo corrente. Como por exemplo, as remessas feitas por empregados migrantes para suas famílias no país deorigem e as doações feita por um governo para outro; se o governo for receptor haverá um crédito; for doador, um crédito
Conta Capital e Financeira: Registram o fluxo de entrada e saída de capital que não se destina a compra e venda de bens e serviços. A conta de capital registra as transferências de capital relacionadas com patrimônio de migrantes e a aquisição/alienação de bens não financeiros nãoproduzidos, tais como cessão de patentes e marcas. A conta financeira registra fluxos decorrentes de transações com ativos e passivos financeiros entre residentes e não-residentes.
Erros e Omissões: As partidas a crédito e a débito lançadas no balanço de pagamentos provem de diversas fontes de informações, gerando, na prática, um total líquido diferente de zero. A principal razão está nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • setor externo
  • O setor externo
  • O setor externo
  • O setor externo
  • o setor externo
  • Setor publico e setor externo
  • O setor externo
  • setor externo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!