Sesmt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
De acordo com a lei nº6514, de 22 de dezembro de 1977, o SEESMT em seu item 4.1, as empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta que possuam empregados regidos pela CLT, tem como finalidade promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no local de trabalho.
Aqui vamos aprender que para possuir SESMT, a empresa precisa estarenquadrada em alguns requisitos determinados por lei tais como grau de risco, número de colaboradores e através disso determinar quantos e quais são os SESMTs dessa empresa, sendo eles, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem doTrabalho e Técnico de Segurança do Trabalho, todos qualificados,habilitados e registrados para exerceremsuas funções.
Um SESMT tem como finalidade, prevenir e corrigir (neste caso, quando esgotada todas as possíveis formas de prevenção). Infelizmente, devido à nossa cultura, todo esse processo é lento e evolui muito pouco com o passar dos anos.Nossos empresários ainda enxergam a mão de obra como descartáveis, podendo substituí-la facilmente e nossos empregados ainda enxergam os SESMTs comdesprezo,pois falta fiscalização nos locai de trabalho pelos órgãos competentes.
É triste saber que um assunto de extrema importância, que diz respeito à vida humana, seja vista de tal forma. Aos poucos, os SESMTs, praticamente sozinhos, conseguem mudanças dentro do ambiente de trabalhos. Em quanto outros fazem vista grossa sobre assunto, bons profissionais, cada vez mais, adquirem conhecimento e meios, quenos permite hoje um grande avanço ao assunto que nos compete.



04
2. OBJETIVO
Organizar o SESMT da empresa em questão, conforme quadros Ie II da NR 4.

05

3. DESENVOLVIMENTO
3.1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
Empresa: SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto)
Atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água
CNAE: 36.00-6
Grau de Risco: 3
Nº de Colaboradores: 120
Carga Horária: 40 horas semanais
Endereço: Rua AV.Pereira da Silva, nº123 Bairro: Santa Rosália Sorocaba/SP
CEP: 18100-000
CNPJ:12.345.678/0001-12





06
3.2 DIMENSIONAMENTO DO SESMT

O dimensionamento do SESMT está vinculado à gradação do risco da atividade principal e ao número do total de empregados doestabelecimento.

CNAE: 36.00-6

GRAU DE RISCO: 3

ATIVIDADE PRINCIPAL: Captação, Tratamento e Distribuição de Água

Nº DE EMPREGADOS: 120

SESMT: 1 (UM) Técnico de Segurança do Trabalho

07
3.2 DIMENSIONAMENTO DO SESMT

O dimensionamento do SESMT está vinculado à gradação do risco daatividade principal e ao número do total de empregados do estabelecimento.
Podem compor o SESMT de uma empresa:
a) Engenheiro de Segurança do Trabalho portando certificado de conclusão em nível de pós - graduação. (CREA) (Alterado pela Portaria DSST nº11,de 17 de setembro de 1990)
b) Médico do Trabalho portando certificado de conclusão em nível de pós graduação, ou portador de certificado deresidência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica,do Ministério da Educação,ambos ministrados por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em Medicina.(CRM) (Alterado pela Portaria DSST nº11,de 17 de setembro de 1990)
c)Enfermeiro do Trabalho portando certificado de conclusão em nível...
tracking img