Serviços linux: n.t.p.

585 palavras 3 páginas
Sistema Operacional Servidor Livre
Serviços Linux: N.T.P.

Introdução
O Gerenciamento de Redes requer uma mistura do uso de boas ferramentas de rede e a capacidade da mesma de preencher todas as necessidades e possível expansão do serviço. Um bom serviço de rede é qualificado quando tem uma configuração simples e muitas características úteis. Levando em consideração a utilidade dos serviços Linux, vamos expor mais a fundo um deles: o NTP.

NTP
Network Time Protocol ou Protocolo de Tempo para Redes. É o protocolo que permite a sincronização dos relógios dos dispositivos de uma rede como servidores, estações de trabalho, roteadores e outros equipamentos à partir de referências de tempo confiáveis.

Arquitetura NTP
Os servidores NTP formam uma topologia hierárquica, dividida em camadas ou estratos (em inglês: strata) numerados de 0 (zero) a 16 (dezesseis). O estrato de um servidor não é uma característica estática. Se houver perda de conexão com as fontes de tempo, ou outros fatores que modifiquem a topologia da rede, o estrato pode variar.

As relações entre os diferentes dispositivos NTP são normalmente chamadas de Associações:  Permanentes  Priorizáveis  Efêmeras ou transitórias

Funcionamento
NTP é um protocolo de rede que permite a sincronização dos relógios dos dispositivos à partir de referências de tempo confiáveis. Num primeiro momento isso pode parecer algo tão simples quanto "consultar o tempo em um servidor" e "ajustar o relógio local" de tempos em tempos. Na verdade, algumas implementações do SNTP, a versão simplificada do protocolo, fazem isso e apenas isso. Mas o NTP em sua forma completa é muito mais complexo.





 

Obter, à partir de diversas amostras, informações de tempo de um determinado servidor, como o deslocamento, dispersão e variação. Discernir, dentre um conjunto de servidores, quais fornecem o tempo correto e quais estão mentindo. Escolher, dentre os servidores que fornecem o tempo correto, qual é a

Relacionados