Servidores ftp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PAULO HENRIQUE MONTEIRO

PABLO DE SOUZA BULIAN

DIEGO DA FONSECA

SERVIDORES FTP

JI-PARANÁ, 2011

Introdução

O protocolo FTP (File Transfer Protocol) é um serviço padrão da Internet que possibilita a transferência de arquivos entre computadores. Por meio dele, usuários podem obter ou enviar arquivos para outros computadores da internet. O FTP permite o estabelecimento de umaconexão limitada entre o cliente FTP (que geralmente é um computador local) e o servidor FTP que é um equipamento remoto. O uso mais comum de servidores FTP é para armazenar e disponibilizar na Internet arquivos e programas que podem ser acessados e baixados por diversos usuários. O principal objetivo desta pesquisa é aumentar o conhecimento a respeito de FTP e servidores FTP para passar esteconhecimento adquirido, adiante. A pesquisa será iniciada e desenvolvida realizando um estudo bibliográfico de obras que abordam os temas de FTP e Servidores FTP fornecendo logo após, exemplos para facilitação do entendimento dos assuntos abordados.

1- File Transfer Protocol (FTP)

O FTP(File Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Arquivos) é uma forma rápida e eficiente paratransferir arquivos, sendo uma das mais usadas na Internet.

Segundo Titel (2002, p. 181),

É um dos protocolos IP mais antigos em uso. É o protocolo mais popular usado na internet para transferência de arquivos entre sistemas diferentes. [...] O FTP originalmente fazia parte dos protocolos ARPANET e era usado antes de o IP e o TCP serem desenvolvidos. [...] No inícioda Internet, antes do surgimento dos elementos gráficos, aproximadamente um terço do todo o tráfego da Internet baseava-se no FTP.

Antes das redes de computadores e do FTP, as transferências de arquivos eram feitas utilizando métodos físicos que geralmente eram fitas magnéticas, ou seja, transferia-se os arquivos de um computador para uma fita, depois ela era retirada e colocada em outrocomputador para transferir seu conteúdo para este outro computador. Esse processo podia ser demorado, visto que, os computadores poderiam estar localizados em diferentes cidades sendo necessário o envio da fita por um meio físico como uma carta por exemplo.

Um protocolo de transferência de arquivos deve possibilitar a transferência de qualquer tipo de arquivo entre sistemas diferentes, ouseja, podem existir sistemas que restringem a quantidade de caracteres no nome do arquivo, ou restringir o tamanho do arquivo, ou podem ocorrer erros durante a transferência, então o software e o protocolo de transferência precisam estar aptos a manusear essas diferenças. (TITEL, 2002, p. 182)

Segundo Scrimger, Lasalle e Parihar (2002, p. 9; 29) “O serviço de FTP é uma responsabilidadeda camada de Aplicativo. [...] O FTP opera na porta 21 para o servidor e na porta 20 para o cliente.”

Para Scrimger, Lasalle e Parihar (2002, p. 292),

O FTP transfere arquivos em dois formatos: binário e ASCII. O formato binário é utilizado para transferir arquivos de dados binários e arquivos executáveis. O formato ASCII é utilizado para transferir arquivos de texto.Por padrão, os arquivos são transferidos no formato ASCII. [...] Utilizar o formato ASCII assegura uma conversão adequada [...] quando uma transferência de arquivos ocorre em diferentes ambientes de host.

2- Programas e Servidores FTP

Um servidor FTP é um servidor que fornece acesso e possibilidade de transferência de dados ou arquivos armazenados num computador remoto através deuma rede de comutadores utilizando o protocolo de transferência FTP podendo ser feito o acesso ao servidor utilizando um navegador ou um cliente FTP (programa específico). Podemos chamar também de servidor FTP o programa que possibilita o gerenciamento do FTP no servidor.

Os servidores FTP permitem transferir arquivos através da Internet. [...] para carregar arquivos para um...
tracking img