Serra da cantareira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5. Patrimônio Histórico:
5.1 Parque Estadual da Serra da Cantareira
O Parque Estadual da Serra da Cantareira que faz parte da zona Norte do estado de São Paulo, foi tombado pela UNESCO em 1994 e é reconhecida internacionalmente, desde então é uma unidade de conservação ambiental, pelos ecossistemas ali presentes. Esta 10 km do centro da capital paulista com área equivalente a 8 mil campos defutebol de Mata Atlântica.
O parque é dividido em núcleos, um bem conhecido é o núcleo da Pedra Grande, que foi o primeiro a ser aberto ao público em 1989, o núcleo é constituído pro algumas trilhas. Como a trilha da Bica que é constituída de 1,5 km, tem este nome porque na sua maior parte é possível ver pequenas bicas de água. A trilha o Bugio com 600 m de extensão, este nome vem em homenagem aosmacacos Bugios que são possíveis ver ao longo da trilha.
Outro núcleo é o Engordador, que recebeu este nome por no final do século XVII ser uma fazendo e nesta região era feito a “engorda” do gado, por isso o nome, mas esta região não só foi utilizada com engorda para o gado, também recebeu bombas de água para levar água às fazendas de café da região.
5.2 Bioma Mata Atlântica
É uma regiãomontanhosa com vales, lagos artificiais, rios e riachos que contribuem com o abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo. Possui uma extensão de 25 km e faz parte do cinturão verde de São Paulo junto com a Serras do Mar, de Paranapiacaba e da Mantiqueira.
Uma floresta urbana, ou seja, se situa próximo da zona urbana, possui grande variedade em sua flora e fauna. Sua flora que éconstituída por diversas plantas como a jacarandá-paulista, cedro rosa, ipê, braúna, figueira, samambaias, lianas bromélias, helicônias. Todas estas e muitas outras podem ser observadas por todo o caminha da trilha.
Mas sua fauna não fica muito atrás, que conta com os macacos bugios e pregos, quatis, veado-mateiro, bicho-preguiça que às vezes fazem suas aparições ao longo das trilhas, o parquetambém conta com onças pardas e jaguatiricas que são um dos motivos de maior orgulho para os habitantes desta região, apesar de serem pouco vistas por estarem em áreas menos acessíveis e possuírem hábitos noturnos.
5.3 Bomba de Água
No século XVI e XVII era ponte de comercio entre a cidade de São Paulo com principalmente Minas Gerais e Goiás. Eles comercializavam principalmente água, que armazenavamem jarras de cântaros, que ficavam em prateleiras chamadas cantareiras.
Com grande parte da floresta nativa devastada para a plantação de café, cana de açúcar e erva mate. No século XIX a população de São Paulo sofreu um grande crescimento devido ao êxito rural, então foram tomadas medidas para que não faltasse água para a população da cidade de São Paulo e para as fazendas de café, uma dasmedidas foi construir uma bomba de água na serra da Cantareira iniciada em 1894 e finalizada em 1904, mas só foi iniciado seus serviços em 1909.
Possuíam duas bombas, a primeira bomba foi a Robey (bomba inglesa) que era movida a vapor, para seu funcionamento parte da água era aquecida com a queima de lenha e o vapor da água girava uma roda que fazia a água chegar a três reservatórios no alto da serrae dali ela descia pelo efeito da gravidade e abastecia os barões de café e parte da população.
A segunda bomba foi uma bomba alemã a diesel que era na verdade um motor de navio. Então, ela foi adequada para o bombeamento de água, consumia menos combustível que a outra bomba, mas precisava de constantes manutenções, por isso a bomba Robey não foi desativada com a nova bomba.
Com a explosão dacaldeira em 1949 a casa das bombas foi desativada, o reservatório também já era pequeno para abastecer a região de São Paulo. Após a desativação foi criado o núcleo engordador e foi tombado como patrimônio histórico pela CONDEPHAAT, que tem como função proteger e preservar patrimônios históricos.
Hoje o núcleo faz parte do Parque Estadual da Serra da Cantareira e esta abertas a visitas...
tracking img