Seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um organismo (do grego organismós, "conjunto") é o conjunto de órgãos que constituem um ser vivo

Mais além, organismo é o conjunto de sistemas de órgãos que constituem um ser vivo eucarionte pluricelular, que tem seus órgãos formados por diferentes tipos de tecidos vivos e estes tecidos por sua vez são formados por células especializadas em desempenhar determinadas funções nesses tecidos vivosnos quais estejam participando. Assim por exemplo, as células nervosas são especializadas em conduzir impulsos nervosos através do tecido nervoso que compõe o sistema nervoso do organismo; as células musculares por sua vez são especializadas em se contrairem para desempenharem a função locomotora realizada pelos tecidos musculares da musculatura do organismo. No organismo existe uma evidentedivisão de funções que são atribuídas cada qual a um sistema de órgãos especializado em desempenhar aquela determinada função específica no organismo, exemplos:
Sistemas de órgãos Sistema digestivo função digestão;
Sistema respiratório função respiração;
Sistema circulatório função circulação;
Sistema nervoso função sensorial;
Sistema linfático função imunológica;
Sistema urinário funçãoexcreção;
Sistema muscular função locomotora;
Sistema reprodutor função reprodutora;
Sistema endócrino função hormonal;
Sistema ósseo função sustentação do organismo
Organismos vivos

São organismos vivos todos os seres vivos eucariontes, pluricelulares, animais ou vegetais complexos que possuem tecidos vivos diferentes e associados na constituição de órgãos funcionais vivos e distintos, cada qualdesempenhando determinada função no organismo. Assim o organismo humano é estudado na anatomia humana, os organismos de outros animais são estudados na anatomia animal e os organismos dos vegetais são estudados na anatomia vegetal.

Envelhecimento dos organismos: Alguns seres vivos têm vidas curtas como por exemplo os insetos efemerópteros, esses insetos que ficam voando em torno das lâmpadas noverão e que vivem apenas uns dois ou três dias, enquanto que existem algumas plantas que podem viver milhares de anos, como por exemplo as árvores sequóias, algumas com até 4.650 anos de idade. A vida dos organismos humanos é estimada em 73 anos em média, os animais com maior tempo de vida são as tartarugas que podem viver até mais de dois séculos. Organismos mortos são chamados de cadáveres.O organismo no espectro biológico

O espectro biológico: moléculas orgânicas complexas < > organelos celulares células vivas tecidos vivos órgãos funcionais sistemas de órgãos organismos populações comunidades ecossistemas biomas biócoros biociclos biosferas Cosmo

Molécula Organela Célula Tecido Órgão Sistema Organismo População Comunidade Ecossistema Bioma BiócoroBiociclo Biosfera Cosmo

Classificação dos seres vivos

Podemos dividir a Biota em micróbios, micro-organismos e organismos:
Super reino: Acytota Reino: Vírus Vírus, Agentes sub-virais e viróides, que são os menores micróbios que existem e não podem ser considerados micro-organismos porque não possuem organelas internas.


Super reino: Prokaryota Reino: Monera Bactérias, cianobactérias enanobactérias, que são micro-organismos de tamanho médio.


Super reino: Eukaryota Reino: Fungi Fungos que podem ser micro-organismos unicelulares como também podem ser organismos pluricelulares pouco complexos.

Reino: Metaphyta Plantas, que são organismos pluricelulares complexos. algas que podem ser micro-organismos unicelulares ou organismos pluricelulares simples.


Reino: MetazoaAnimais que são organismos pluricelulares muito complexos.

Reino: Protista Protozoários e algas unicelulares que são micro-organismos bastante complexos.



Outros conceitos sobre organismo

Hipótese de Gaia

Antigamente afirmaram que a própria Terra é um organismo vivo. Essa hipótese foi nomeada por Hipótese de Gaia, conceito que atualmente já foi substituído pelo conceito de...
tracking img