Ser amigo ou estar amigo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este é um tema que vem “martelando” em minha cabeça há muito tempo. Antigamente eu achava que SER amigo era uma coisa plena, ou seja, amigo É ou NÃO É. Achava que não existia “meio amigo”, assim comonão existe mulher “meio grávida”. Portanto, existiam, para mim, os AMIGOS e, além deles, os conhecidos, os colegas, os camaradas, os parceiros, os parentes e assim por diante.
Assim sendo, algumaspessoas do meu círculo de convivência, eu acreditava que eram, verdadeiramente, meus amigos.
Até que um dia, essa minha “crença” começou a mudar.
Passei a perceber que existem não os “meio-amigos”,mas aquelas pessoas que ESTÃO suas amigas.
Pois é: SER é diferente de ESTAR (isso eu já sabia, é claro, mas não sabia que se aplicava à amizade).
Explicando melhor: aqueles que SÃO seus amigos, ossão independentes de qualquer situação que seja. Os que ESTÃO seus amigos os estão em função de várias situações, tais como:
- sua atual situação financeira.
- sua atual posição na sociedade.
- docargo ou função que você ocupa.
- seu atual estado civil.
- do prestígio que você possui.
Na altura dos meus quase 50 anos de idade, passei por duas situações que me fizeram “reavaliar meusconceitos”: uma, na área profissional e outra, na área pessoal.
Na área profissional (essa situação, na verdade, nem me surpreendeu tanto), foi interessante. Eu havia entrado numa sociedade de um empreendimentomuito grande, o maior em seu segmento na região onde eu resido. Era um empreendimento que, devido ao seu porte, estava sempre em evidência e, conseqüentemente, as pessoas que o comandavam (e eu erauma delas), também se evidenciavam, tanto no mercado quanto na sociedade. Muitas pessoas se aproximaram (e/ou se reaproximaram) de mim nesse período, onde em relação a algumas (poucas) delas euacreditei que havíamos concretizado uma amizade.
Passado algum tempo, os resultados que estávamos alcançando na empresa não estavam sendo satisfatórios para mim e me desliguei da sociedade. Junto com...
tracking img