Ensaio sobre a amizade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre a amizade
"Nesta página, hoje, sem razão especial nem data marcada, estou homenageando aqueles que têm estado comigo seja  como for, para o que der e vier"
Tenho pensado muito ultimamente. Tanto, que me pego às vezes me preocupando com esse excesso de pensamentos. Receio estar me dedicando por demais a determinados assuntos e deixando algumas essências de lado. Então, deixe-me escrever.Alivia a alma. Aqui me derramo, exponho meus devaneios, minhas angústias, o mais profundo do meu ser, me desnudo e me revelo.
Dia desses, interessante frase postada numa rede social me levou a uma reflexão a qual tem visitado os meus dias insistentemente, principalmente as noites, quando quase tudo se cala, menos os pensamentos: você sabe quem é seu amigo verdadeiro se perder ou ganhar tudo derepente. É de Fred Mercury, que tão cedo foi embora, de forma tão abrupta. E tão surpreendente. E realmente, ele tudo teve e tudo perdeu. Sabia do que estava falando.
Bom, realmente deve ser uma das situações em que se descobre quem é amigo de verdade.
Mas tenho chegado à conclusão de que não é necessário que se viva um desses extremos para que se faça tal constatação.
Analisando tudo que já li,vivenciei, pensei vivenciar e não ousei, vejamos se ao final desse escrito saberei identificar quem realmente vai estar comigo seja onde for, para o que der e vier. Ou seja, quem é realmente meu amigo. Essa dúvida tem me atormentado, tem ocupado minhas atenções, tem me feito perder o tão precioso sono às vezes.
Amigo é aquele com quem não se precisa ir em busca de palavras quando se estájunto. O silêncio basta, quando não se quer conversar. Ele não é constrangedor, é natural, nascido da vontade inútil de estar juntos. Inútil , sim. Segundo Rubem Alves, o amigo pode até ser útil eventualmente. Mas não é isso que o torna amigo. Sua inútil e fiel presença torna a nossa solidão uma espécie de comunhão. Simples assim.
No primeiro encontro, já existe aquela sensação de vida inteira. Deeternidade. É como se estivéssemos estado com aquela pessoa em outros momentos, em outras vidas. Não são necessárias palavras tantas. A simples presença do outro já traz a plenitude do inteiro, do vazio preenchido, da alegria incontida do encontro. Ou do reencontro. A despedida não é esperada ansiosamente, pelo contrário, é adiada, ou não desejada, uma vontade do eterno invade a alma e preenche ocoração dantes inquieto. Às vezes, ela acontece assim: muda, regada a lágrimas. Ou não. Só o abraço carinhoso, o olhar que acompanha o outro, olhar triste, porém sabedor de que a distância não dissipa os sentimentos recíprocos e verdadeiros. Simples assim.
Já tive e tenho amigos . Alguns passaram e se foram, mas a lembrança é para sempre. Outros permanecem até hoje. É gostosa essa sensação. Colocara cabeça no travesseiro e ficar repetindo incessantemente: que bom, tenho um amigo. Tenho um amigo. Tenho amigos. Como se fosse um trecho de uma música. Isso me lembra um capítulo do livro “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint Exupery ”, que li algumas vezes, exatamente pela simplicidade e beleza que as palavras despertam: “Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol.Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora como música.”
Com eles, amigos de vida inteira, até os momentos controversos trazem grandes lições. Porque o amigo verdadeiro é assim: nas horas de angústia ele te conforta, diz palavras que você precisa ouvir, se necessário, mente, só pra não te ver sofrer. Você podeestar um trapo, um desastre, mas ele exalta sua beleza. E depois, na hora certa, quando você já se refez do golpe, ele te traz à realidade. Muito simples. E complicado, ao mesmo tempo. Um ser paradoxal. Você o odeia por dizer a verdade, mas o ama no instante seguinte por te trazer os pés ao chão. De volta à verdade que machuca, mas que se faz necessária para que possam enfrentá-la juntos. Assim....
tracking img