Computadores como ferramenta de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Computador como ferramenta de apoio ao ensino

19 de novembro de 2012




definir tamanho aA aA



O Computador como ferramenta de apoio ao ensino
Nosprimórdios da computação, era impossível que o computador fosse utilizado para educação, pois eram máquinas gigantes, caras e difíceis de operar. A partir dos anos 80, como surgimento dos microcomputadores, de novas linguagens de programação que facilitaram o desenvolvimento de software mais eficaz e útil nas atividades diárias, acabou-secom o problema dos computadores gigantes e difíceis de operar.

Nos últimos anos com o avanço tecnológico, a popularização dos computadores pessoais, da internet e afacilidade no acesso à tecnologia modificaram o processo de ensino-aprendizagem, que se adaptou aos novos recursos tecnológicos. O computador pode ser utilizado emambientes de ensino-aprendizagem como um recurso que auxilia tanto o estudante na construção do seu conhecimento, quanto o professor, que utiliza-o como um recurso a mais nasaulas e atividades para seus alunos.

De acordo com Sá Filho e Machado (2002), "a informática pode ser um recurso auxiliar para a melhoria do processo de ensino eaprendizagem, no qual o foco da educação passa a ser o aluno, construtor de novos conhecimentos, em um ambiente construcionista, contextualizado e significativo" definidopor Valente (2002) como "um ambiente favorável que desperta interesse do aluno e o motive a explorar, a pesquisar, a descrever, a refletir e a depurar suas ideias".Como afirma Valente (1993, p. 24-44), "a simulação oferece a possibilidade de o aluno desenvolver hipóteses, testá-las, analisar resultados e refinar os conceitos".
tracking img